Artigo - Open Access.

Idioma principal

AÇÕES EDUCATIVAS PARA REDUÇÃO DA ANSIEDADE DA CRIANÇA SUBMETIDA À CIRURGIA CARDÍACA E SUA FAMÍLIA

AÇÕES EDUCATIVAS PARA REDUÇÃO DA ANSIEDADE DA CRIANÇA SUBMETIDA À CIRURGIA CARDÍACA E SUA FAMÍLIA

Rolim, Rosa Ines Etchichury ; Vendrame, Sabrina Dau ; Lorenzi, Jeniffer ;

Artigo:

Justificativa

A internação hospitalar para a criança e seus familiares traduzuma experiência muito difícil, gerando ansiedade pela exposição da criança a umambiente estressante. A hospitalização é percebida como ameaçadora, tendo umimpacto sobre o comportamento da criança, levando à manifestação de reaçõesadversas como o estresse, ansiedade e medo. A necessidade de ser submetido aprocedimentos invasivos como as cirurgias potencializam estas reações. Apreparação pré cirúrgica é extremamente importante, pois aproxima a equipe deenfermagem, estabelece uma relação de confiança, facilitando o atendimento epossibilitando certo grau de controle da criança e da família sobre odesconhecido.

 

Objetivo(s)

Descrever as intervenções educativas pré cirúrgicas realizadaspelas enfermeiras assistenciais com crianças portadoras de cardiopatiacongênita e sua família, denominada "Visita do Coração", em umainstituição de saúde privada de grande porte, na cidade de Porto Alegre/RS.

 

Método(s)

Realizada simulação realística dentro da Unidade de TerapiaIntensiva Pediátrica, onde os pais e a criança puderam conheceram a equipeassistencial, estrutura física, equipamentos para monitorização da criança edispositivos médicos necessários para o atendimento no pós operatório imediato.A criança pôde manipular os equipamentos e dispositivos adaptados a um boneco equestionar a finalidade dos mesmos.

 

Resultado(s)

É indiscutível o valor da preparação da família e da criançasubmetida a procedimentos cirúrgicos. As informações devem ser simples,realísticas e verdadeiras.

 

Conclusão (ões)

Osdesfechos obtidos em pacientes e pais preparados para a cirurgia consistem emsofrer menos com ansiedade, se portar de forma mais positiva e colaborativa,contribuindo assim para o sucesso da recuperação da criança.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-50

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Rolim, Rosa Ines Etchichury ; Vendrame, Sabrina Dau ; Lorenzi, Jeniffer ; "AÇÕES EDUCATIVAS PARA REDUÇÃO DA ANSIEDADE DA CRIANÇA SUBMETIDA À CIRURGIA CARDÍACA E SUA FAMÍLIA", p. 99-100 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações