Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Epidemiológico - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA NO ESTADO DE GOIÁS

ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA NO ESTADO DE GOIÁS

Puglia , Roberta Reis ; Ribeiro, Natália Pessoa Rodrigues ; Carvalho , Ana Laura Portilho ; Silveira, Larissa Pureza da ; Rodrigues, Adelmo Martins ;

Trabalho Epidemiológico:

**INTRODUÇÃO:** Em 2002, o programa HIPERDIA foi implementado pelo Ministério da Saúde (MS) com o intuito de cadastrar e assistir os pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Esse programa se enquadra na atenção básica de saúde, pois promove a prevenção, identificação e controle dessas patologias, consequentemente possibilitando o acompanhamento do tratamento da HAS e da DM e uma melhor qualidade de vida aos seus pacientes. Assim, se faz necessário a identificação da adesão ao tratamento dessas patologias pelos pacientes cadastrados no programa, para um melhor conhecimento em relação à repercussão do HIPERDIA, em Goiás. **OBJETIVOS:** Examinar a prevalência da adesão ao tratamento de pacientes cadastrados no programa HIPERDIA na Atenção Básica de Saúde, no estado de Goiás. **MÉTODOS: **Este é um estudo epidemiológico retrospectivo e descritivo feito por meio da consulta na base de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). A pesquisa incluiu a prevalência dos casos de pessoas cadastradas no programa HIPERDIA em Goiás, por ano, de 2002 a 2013, e por sexo. **RESULTADOS: **O índice de adesão ao tratamento de pacientes cadastrados no programa HIPERDIA foi elevado devido a uma participação de aproximadamente 94% dos inscritos, cerca de 12 a 35 mil inscritos por ano nos anos de 2002 a 2012, sendo acima dos patamares comumente observados em UBSs. O motivo por essa boa adesão foi devido a uma alta acessibilidade geográfica, organizacional e econômica, pela facilidade em adquirir os medicamentos de tratamento da HAS e da DM, do mesmo. Ademais, foi mostrado que a adesão é duas vezes maior no grupo feminino, pela maior preocupação com a própria saúde, em comparação com o grupo masculino. Dessa forma, o programa HIPERDIA do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou ser eficiente tanto pelo número de cadastros, quanto no número de pacientes aderidos ao tratamento. **CONCLUSÃO:** O HIPERDIA representa uma ferramenta essencial para os profissionais da saúde e gestores da atenção básica no enfrentamento dessas doenças. Nesse âmbito, os pacientes hipertensos e diabéticos estão aderindo ao tratamento, mostrando o importante trabalho da equipe de saúde, uma vez que a adesão ao tratamento está relacionada ao vínculo entre profissionais, pacientes, família e comunidade.

Trabalho Epidemiológico:

-

Palavras-chave: Hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, adesão ao tratamento,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-9

Referências bibliográficas
  • [1] "Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS. Disponível em http://www.datasus.gov.br Acessado em: 28 ago. 2020.
  • [2] CARVALHO, Francidalma Soares Sousa et al. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde Debate, [s. l.], n. 38, 2014. DOI https://doi.org/10.5935/0103-1104.2014S020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2014.v38nspe/265-278/pt/. Acesso em: 1 set. 2020.
  • [3] FEITOSA, Isabella de Oliveira et al. HIPERDIA: práticas de cuidado em uma unidade de saúde de Belém, Pará. NUFEN, Belém, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-2591201600010000 Acesso em: 20 ago. 2020
  • [4] SANTOS, Aliny de Lima et al. ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM DIABETES NO HIPERDIA: POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS. Texto e Contexto Enfermagem, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/gT4mFsZGMcPNTSvywD7rNBq/?lang=pt. Acesso em: 21 ago. 2020."
Como citar:

Puglia , Roberta Reis; Ribeiro, Natália Pessoa Rodrigues ; Carvalho , Ana Laura Portilho ; Silveira, Larissa Pureza da ; Rodrigues, Adelmo Martins; "ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA NO ESTADO DE GOIÁS", p. 1-3 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-9

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações