Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN
ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN
Gallina, Gabriel; Costa, Filipe Campelo Xavier da
Artigo Completo:
Dentro do composto de abordagens entendido como Experiential Graphic Design, o Wayfinding Design é a disciplina que garante ao usuário seu sentido da localização e orientação dentro de um determinado ambiente. Visto que muitos projetos são adaptados conforme o tipo de público a ser contemplado, identificar quem são estes usuários é tarefa essencial durante a problematização de design, pois, para serem atendidos, os usuários precisam ser antes conhecidos. Entretanto percebe-se que, na prática, pesquisas etnográficas nem sempre acontecem. A interpretação sobre usuários fica a cargo da observação subjetiva do próprio designer, o que permite resultados que desconsideram aspectos de empatia. O Wayfinding Design necessita de instrumentos práticos voltados à compreensão de modelos mentais para, a partir de um formato mais acessível, alcançar diretrizes de projeto através da empatia. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso em que foi aplicado o instrumento Personas em um projeto real de Wayfinding. Este estudo se utilizou de redes sociais como Facebook e Pinterest para criar o elo entre Personas e o designer. Entende-se que esta é uma investigação relevante e que pode ser vista como uma contribuição metodológica inovadora para a prática de projetos desta natureza.
Dentro do composto de abordagens entendido como Experiential Graphic Design, o Wayfinding Design é a disciplina que garante ao usuário seu sentido da localização e orientação dentro de um determinado ambiente. Visto que muitos projetos são adaptados conforme o tipo de público a ser contemplado, identificar quem são estes usuários é tarefa essencial durante a problematização de design, pois, para serem atendidos, os usuários precisam ser antes conhecidos. Entretanto percebe-se que, na prática, pesquisas etnográficas nem sempre acontecem. A interpretação sobre usuários fica a cargo da observação subjetiva do próprio designer, o que permite resultados que desconsideram aspectos de empatia. O Wayfinding Design necessita de instrumentos práticos voltados à compreensão de modelos mentais para, a partir de um formato mais acessível, alcançar diretrizes de projeto através da empatia. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso em que foi aplicado o instrumento Personas em um projeto real de Wayfinding. Este estudo se utilizou de redes sociais como Facebook e Pinterest para criar o elo entre Personas e o designer. Entende-se que esta é uma investigação relevante e que pode ser vista como uma contribuição metodológica inovadora para a prática de projetos desta natureza.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0418
Referências bibliográficas
- [1] FOLLIS, John; HAMMER, Dave. Architectural signing and graphics. New York: Whitney Library of Design, 1979.
- [2] HUNT, Wayne. Environmental Graphics: Projects and Process. New York, Harper Design Publisher, 2003.
- [3] KUMAR, Vijay. 101 Design methods: A structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey, US: Ed Wiley, 2013.
- [4] MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, 1999.
- [5] LIEDTKA, Jeanne; OGILVIE, Tim. Designing for Growth: A design thinking tool kit for managers. (Cap 01). New York, US: Columbia University Press, 2011.
- [6] POULIN, Richard. Graphic Design in the Built Environment: A 20th Century History. Minneapolis: Rockport, 2012.
- [7] SHAKESPEAR, Ronald. Reconocimiento Maestro del Diseño (Discurso de agradecimento). Universidad de Palermo. Buenos Aires, Argentina. 20 de agosto de 2013. Disponível na internet em: https://www.youtube.com/watch?v=c289mJnkFYQ Acesso em 02 de Fevereiro de 2016.
Como citar:
Gallina, Gabriel; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN", p-4874-4885.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0418
últimos 30 dias
106
downloads
2
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 4874 EP - 4885 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0418 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/add-me-as-a-friend-aplicando-personas-como-instrumento-gerador-de-empatia-para-aproximar-o-designer-dos-usurios-de-wayfinding-design-24655 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Gallina20144,
title="ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="4874 - 4885",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0418",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/add-me-as-a-friend-aplicando-personas-como-instrumento-gerador-de-empatia-para-aproximar-o-designer-dos-usurios-de-wayfinding-design-24655",
author="Gabriel Gallina", "Filipe Campelo Xavier da Costa",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Gabriel Gallina, Filipe Campelo Xavier da Costa, ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 4874-4885, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0418 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/add-me-as-a-friend-aplicando-personas-como-instrumento-gerador-de-empatia-para-aproximar-o-designer-dos-usurios-de-wayfinding-design-24655) Palavras-chave:: ;