Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Adaptação editorial para leitores com dislexia

Editorial adaptation for dyslexic readers

Machado, Thalita Albino ; Bueno, Juliana ;

Short Paper:

"Publicações brasileiras geralmente apresentam diversos empecilhos para pessoas diagnosticadas comdislexia, cuja leitura é marcada por distorções, substituições ou omissões, resultando em erros nacompreensão. Essa condição costuma afastar jovens disléxicos da leitura recreativa, conhecida por suainfluência positiva no hábito de leitura e até no gosto pelo estudo. A partir dessa realidade, este Trabalhode Conclusão de Curso em Design Gráfico, na Universidade Federal do Paraná, pautou-se nametodologia Design Thinking (Ambrose & Harris, 2010), a qual foi utilizada para: (1) estudar as áreas deDesign da Informação, Editorial e Inclusivo, Dislexia e Design para Dislexia; (2) realizar uma pesquisa decampo para compreender as dificuldades e hábitos de leitura dos usuários; (3) reunir diretrizes deprodução de editoriais acessíveis para o público disléxico; (4) validar a aplicação das recomendações como público-alvo. Assim, com o percurso metodológico foram gerados 18 requisitos e 13 restrições deDesign Editorial para a produção de materiais acessíveis para esse público. Os quais foram aplicados naadaptação editorial de parte do livro “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, de Rick Riordan, cujo enredoda narrativa é considerado uma metáfora que retrata jovens disléxicos de forma positiva."

Short Paper:

"Brazilian publications usually present several obstacles for people diagnosed with Dyslexia, whose readingis marked by distortions, substitutions or omissions, resulting in comprehension mistakes. This conditiontends to keep young dyslexic people away from reading for fun, known for its positive influence on thereading habit and even on the affinity for studying. From on this reality, on a final dissertation submitted forthe Degree in Graphic Design, on the Federal University of Paraná, 18 requirements and 13 restrictions ofEditorial Design for the production of accessible materials for the dyslexic audience were generated.Design Thinking methodology (Ambrose & Harris, 2010) was used to (1) study the areas of Informational,Editorial and Inclusive Design, Dyslexia and Design for Dyslexia; (2) conduct a field research tocomprehend the users’ difficulties and reading habits; (3) generate guidelines of editorial productions forthe dyslexic audience; (4) validate the application of the recommendations with the targeted audience. Thefinal product was part of Rick Riordan’s book “Percy Jackson and the Lightning Thief”, whose plot isconsidered a metaphor that portrays young people with dyslexia positively."

Palavras-chave: dislexia, dificuldade de leitura, design editorial, design inclusivo,

Palavras-chave: dyslexia, reading disoder, editorial design, inclusive design,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-136-355123-CONGIC-Comunicacao_a.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Ambrose, G., Harris, P. (2010). Basics Design 08: Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing
  • [2] SA.
  • [3] Assunção, G. S. (2018). A Dislexia e os Desafios no Processo de Aprendizagem. Monografia
  • [4] (Graduação), Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus.
  • [5] British Dyslexia Association (BDA). (2018). Dyslexia Style Guide 2018: Creating Dyslexia
  • [6] Friendly Content.
  • [7] Campêlo, R. A. (2013). Acessibilidade para portadores de dislexia em um ambiente virtual de
  • [8] aprendizagem móvel. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco,
  • [9] Recife.
  • [10] Capovilla, A. G. S. (2008). Dislexia no desenvolvimento: definição, avaliação e intervenção. In:
  • [11] Transtorno de aprendizagem da avaliação à reabilitação. São Paulo: Editora Artes.
  • [12] Cardoso, R. (2018). Importância da literatura infanto-juvenil no contexto escolar. Pedagogia In
  • [13] Revista, pp. 11–19.
  • [14] Connell, B. R. et al. (1997) The Center for Universal Design - Universal Design Principles. The
  • [15] Principles of Universal Design, Raleigh, NC, The Center for Universal Design. Disponível
  • [16] em: https://projects.ncsu.edu/ncsu/ design/cud/about_ud/udprinciplestext.htm
  • [17] Gruszynski, A. C. (2015). Design editorial e publicação multiplataforma. Intexto, v. 0, n. 34, p.
  • [18] 571.
  • [19] Heleno, L. L.; Reque, M. (2017) Livro Infantil Adaptado à Criança Surda: Estimulando o
  • [20] Letramento. TCC (Graduação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
  • [21] International Dyslexia Association (IDA). (2002). Definition of Dyslexia. Disponível em
  • [22] https://dyslexiaida.org/definition-of-dyslexia/
  • [23] Maceri, K. (2003). Document Design for Users with Reading Disorders. Artigo, The University of
  • [24] Memphis, Memphis.
  • [25] Mijksenaar, P. (1997) Visual Function: An Introduction to Information Design. Rotterdam, 010
  • [26] Publishers.
  • [27] Schriver, K. A. (1997). Dynamics in Document Design: Creating Text for Readers. New York:
  • [28] Wiley.
  • [29] Sykes, J. (2008). Dyslexia, Design and Reading: Making Print Work for College Students with
  • [30] Dyslexia A Qualitative Interaction Design Study. Tese (Doutorado), Carnegie Mellon
  • [31] University, Pittsburgh.
  • [32] Wielewicki, V. H. G.; Tadano Filho, M. (2012). TDAH e Dislexia em Percy Jackson. Darandina,
  • [33] v. 5, n. 2, pp. 1–17."
Como citar:

Machado, Thalita Albino; Bueno, Juliana ; "Adaptação editorial para leitores com dislexia", p. 1728-1735 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-136-355123-CONGIC-Comunicacao_a.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações