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Adaptando seu feeling - Novas experiências com o sistema de freio

Pedal feeling – new experiences with the brake system

FISCHER, Bruno Cesar Savioli ; ROMÃO, Bruno ; BATAGINI, Emerson ;

Trabalho completo:

A engenharia abrange vastos campos de aplicação no universo automotivo, construindo sistemas que englobam a segurança veicular, fator relevante no mercado global. O sistema de freio possui grande interação com outros sistemas do veículo, utilizando uma unidade de controle eletrônica dotada de um software que possibilita funções adicionais como frenagens autônomas. Adaptar os fatores mecânicos do acionamento do sistema de freio através de uma interface com o condutor demandam avaliações, desenvolvimentos e aplicações práticas. Inúmeras variáveis são manipuladas via software, criando uma nova experiência de direção, tornando o feeling do pedal do sistema de freio mais suave ou mais agressivo. Este trabalho apresenta a metodologia usada para configuração de parâmetros que possuem impacto direto na curva característica de performance de um amplificador de força de frenagem eletromecânico. Através de instrumentação veicular e coleta de dados via Controller Area Network (CAN), utilizando softwares adequados, é possível realizar modificações na desaceleração do veículo, acarretando uma maior ou menor sensação de tensão do cinto de segurança devido ao movimento do torso do condutor.

Trabalho completo:

Engineering includes vast fields of application in the automotive universe, building systems that reach vehicle safety, a relevant factor in the global market. The brake system has wide interaction with other vehicle systems, using an electronic control unit equipped with software that enables additional functions such as autonomous emergency braking. Adapt the mechanical factors in the actuation of brake system through an interface with the driver requires evaluations, developments, and practical applications. Several variables are manipulated via software, creating a new driving experience, making the brake pedal feeling smoother or more aggressive. This paper presents the methodology used to configure parameters that have a direct impact on the performance characteristic curve of an electromechanical brake booster. Through vehicle instrumentation and data collection via Controller Area Network (CAN), using appropriate software, it is possible to make changes in the vehicle

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP20

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Como citar:

FISCHER, Bruno Cesar Savioli; ROMÃO, Bruno; BATAGINI, Emerson; "Adaptando seu feeling - Novas experiências com o sistema de freio", p. 149-157 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP20

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