Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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ACV para Veículo de Passeio Brasileiro: Desafios Diante da Evolução do Mover

LCA for a Brazilian Passenger Car: Challenges in Sight of Ongoing Legislation Activities

CIFONI, Felipe Gastaldo ; GEHRKE, Sebastian ; STURM, Johannes ; GOMES, Luísa Clemente Magalhães ; PABIS, Maísa ; OLIVEIRA, Osmar Medeiros Santos de ; SAMBIASE, Rafael Iuliano ; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim ;

Trabalho completo:

O conceito de berço-ao-túmulo tornou-se uma análise relevante na indústria automotiva devido à necessidade de uma comparação justa entre tecnologias de descarbonização, suportando discussões recentes para incluir a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) nas legislações em todo o mundo. No Brasil, a publicação da Lei Mover marca um avanço significativo ao demandar essa abordagem holística, abrangendo além do consumo de energia dos veículos, já exigido por legislações anteriores. O estudo de caso de um carro compacto produzido no Brasil ilustra um exemplo prático de ACV, discutindo a Lista de Materiais (BoM), tratamento de dados, avaliação de bancos de dados e limitações inerentes. Como resultados, a Pegada de Carbono do Produto focada na cadeia de suprimentos foi avaliada e uma análise de sensibilidade da composição do veículo e diferentes conjuntos de dados, como diferentes regiões e pegadas energéticas, foi realizada. O estudo também discute a necessidade de bancos de dados locais, os desafios para isso e o esforço necessário para uma BoM adequada do veículo. Por fim, este artigo visa fornecer insights acionáveis e orientações para as partes interessadas, a fim de promover práticas sustentáveis na indústria automotiva local, alinhadas com os objetivos e demandas ambientais globais.

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The cradle-to-grave concept has become a relevant analysis in the automotive industry due to the necessity of a fair comparison among decarbonization technologies, supporting recent discussions to include Life Cycle Assessment (LCA) in legislations worldwide. In Brazil, the publication of the Mover Law marks a significant step forward, mandating this holistic approach, on top of vehicle energy consumption, required by former legislations. A test case of a compact car produced in Brazil illustrates a practical example of LCA, discussing the Bill of Materials (BoM), data treatment, database evaluation and inherent limitations. As results, the Product Carbon Footprint focused on the supply chain was evaluated and a sensitivity analysis of vehicle composition and different datasets, as different regions and energy footprints, was performed. The study also discusses the necessity of local databases, the challenges for it and the effort required for an adequate vehicle BoM. In conclusion the article aims to provide actionable insights and guidance for the stakeholders, in order to promote sustainable practices in local automotive industry, aligned with global environmental goals and demands.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP58

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Como citar:

CIFONI, Felipe Gastaldo; GEHRKE, Sebastian; STURM, Johannes; GOMES, Luísa Clemente Magalhães; PABIS, Maísa; OLIVEIRA, Osmar Medeiros Santos de; SAMBIASE, Rafael Iuliano; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim; "ACV para Veículo de Passeio Brasileiro: Desafios Diante da Evolução do Mover", p. 277-287 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP58

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