Blucher Medical Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7282
Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade
Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade
Rana, Tatiana da Cunha; Cruz, Maria Emília Lucas F. da; Serafim, Marcela Pires; Lunardi, Adriana Cláudia; Silva, Denise Alves da
Resumo:
Introdução: o projeto de acolhimento é definido como um dispositivo de humanização das práticas de saúde, através da disponibilidade da equipe para realizar um encontro que promova diálogo e compreensão aos usuários do SUS. Objetivos: Relatar a experiência inicial do projeto de acolhimento na unidade de internação cirúrgica; relatar o grau de satisfação dos participantes com o projeto. Métodos: Este estudo descritivo foi realizado numa enfermaria cirúrgica, de um hospital universitário de alta complexidade, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014. Cinco profissionais da equipe de acolhimento e assistência (2 enfermeiras, 1 nutricionista, 1 assistente social e 1 fisioterapeuta) desenvolveram material visual didático-informativo para apresentação semanal, em local e horário pré-estabelecido, com duração de 40 minutos ao pacientes e acompanhantes internados nos últimos 6 dias. Após a apresentação, um questionário de satisfação auto-aplicado, estruturado, estilo Likert (6 respostas possíveis) sobre os tópicos: inteligibilidade da informação, adequação do local, interação e satisfação, e com uma questão aberta sobre para sugestões, foram entregues e respondidos pelos participantes. a análise dos dados foi feita por frequência de respostas em cada item do questionário e pela análise qualitativa da questão aberta. Resultados: o material visual foi apresentado por 10 semanas pelos profissionais, com 99 participantes, sendo 82 pacientes e 17 acompanhantes. o conteúdo do material era referente: ao Projeto Acolher institucional e na unidade de internação, Sistema Único de Saúde, Características da unidade, Orientações gerais, Atuação da Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Fisioterapia na unidade. no momento final da apresentação os participantes eram estimulados a levantarem dúvidas e questionamentos. na avaliação de 69 (64%) participantes que responderam ao questionário: para 92% o profissional da equipe de acolhimento apresentou-se corretamente antes de iniciar a atividade, para 98,4% as informações foram ditas de forma fácil de entender, 96,8% sentiu-se à vontade para fazer perguntas durante o acolhimento, e para 100% as dúvidas foram esclarecidas. 76,2% acharam ótima a utilidade das informações que recebeu durante o acolhimento, 49,2% acharam ótima a sala em que aconteceu o acolhimento, 58,3% acharam ótimo o tempo de duração do acolhimento e 50% acharam ótimo no geral o acolhimento. na questão aberta, as palavras “ótimo” e “muito bom” apareceram em 61% das respostas. na análise dos questionários, a equipe observou que muitos pacientes utilizaram a questão aberta para se expressarem também em relação à internação e não somente a apresentação especificamente. Conclusões: Nossa experiência inicial mostra que os pacientes ficaram satisfeitos com a iniciativa da equipe, porém, alguns ajustes ainda precisam ser feitos para melhor alcance dos objetivos do Projeto Acolher.
Introdução: o projeto de acolhimento é definido como um dispositivo de humanização das práticas de saúde, através da disponibilidade da equipe para realizar um encontro que promova diálogo e compreensão aos usuários do SUS. Objetivos: Relatar a experiência inicial do projeto de acolhimento na unidade de internação cirúrgica; relatar o grau de satisfação dos participantes com o projeto. Métodos: Este estudo descritivo foi realizado numa enfermaria cirúrgica, de um hospital universitário de alta complexidade, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014. Cinco profissionais da equipe de acolhimento e assistência (2 enfermeiras, 1 nutricionista, 1 assistente social e 1 fisioterapeuta) desenvolveram material visual didático-informativo para apresentação semanal, em local e horário pré-estabelecido, com duração de 40 minutos ao pacientes e acompanhantes internados nos últimos 6 dias. Após a apresentação, um questionário de satisfação auto-aplicado, estruturado, estilo Likert (6 respostas possíveis) sobre os tópicos: inteligibilidade da informação, adequação do local, interação e satisfação, e com uma questão aberta sobre para sugestões, foram entregues e respondidos pelos participantes. a análise dos dados foi feita por frequência de respostas em cada item do questionário e pela análise qualitativa da questão aberta. Resultados: o material visual foi apresentado por 10 semanas pelos profissionais, com 99 participantes, sendo 82 pacientes e 17 acompanhantes. o conteúdo do material era referente: ao Projeto Acolher institucional e na unidade de internação, Sistema Único de Saúde, Características da unidade, Orientações gerais, Atuação da Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Fisioterapia na unidade. no momento final da apresentação os participantes eram estimulados a levantarem dúvidas e questionamentos. na avaliação de 69 (64%) participantes que responderam ao questionário: para 92% o profissional da equipe de acolhimento apresentou-se corretamente antes de iniciar a atividade, para 98,4% as informações foram ditas de forma fácil de entender, 96,8% sentiu-se à vontade para fazer perguntas durante o acolhimento, e para 100% as dúvidas foram esclarecidas. 76,2% acharam ótima a utilidade das informações que recebeu durante o acolhimento, 49,2% acharam ótima a sala em que aconteceu o acolhimento, 58,3% acharam ótimo o tempo de duração do acolhimento e 50% acharam ótimo no geral o acolhimento. na questão aberta, as palavras “ótimo” e “muito bom” apareceram em 61% das respostas. na análise dos questionários, a equipe observou que muitos pacientes utilizaram a questão aberta para se expressarem também em relação à internação e não somente a apresentação especificamente. Conclusões: Nossa experiência inicial mostra que os pacientes ficaram satisfeitos com a iniciativa da equipe, porém, alguns ajustes ainda precisam ser feitos para melhor alcance dos objetivos do Projeto Acolher.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10497
Como citar:
Rana, Tatiana da Cunha; Cruz, Maria Emília Lucas F. da; Serafim, Marcela Pires; Lunardi, Adriana Cláudia; Silva, Denise Alves da; "Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade", p-168-168.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10497
últimos 30 dias
86
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 168 EP - 168 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , , , , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10497 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/acolhimento-aos-pacientes-internados-num-hospital-universitrio-de-alta-complexidade-9585 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Rana20144,
title="Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade",
journal="Blucher Medical Proceedings",
volume="1",
number="2",
pages="168 - 168",
year="2014",
note="",
issn="23577282",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10497",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/acolhimento-aos-pacientes-internados-num-hospital-universitrio-de-alta-complexidade-9585",
author="Tatiana da Cunha Rana", "Maria Emília Lucas F. da Cruz", "Marcela Pires Serafim", "Adriana Cláudia Lunardi", "Denise Alves da Silva",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Tatiana da Cunha Rana, Maria Emília Lucas F. da Cruz, Marcela Pires Serafim, Adriana Cláudia Lunardi, Denise Alves da Silva, Acolhimento aos Pacientes Internados Num Hospital Universitário de Alta Complexidade, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 168-168, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10497 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/acolhimento-aos-pacientes-internados-num-hospital-universitrio-de-alta-complexidade-9585) Palavras-chave:: ;