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ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES ESCOLARES: IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS

ACCESSIBILITY IN SCHOOL ENVIRONMENTS: IDENTIFICATION OF PHYSICAL BARRIERS

Pereira, Ana Beatriz Soares; Silva, Matheus Alberto Menezes; Maia, Ivana Márcia Oliveira; Paiva, Anselmo Cardoso de;

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Este trabalho é resultado parcial de pesquisa para definição de ambiente escolar apropriado para educação inclusiva desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas as armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes quase imperceptíveis, que dificultam o acesso e utilização de ambientes por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares.

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This paper presents partial result of research to appropriate school environment for inclusive education developed in the project of Scientific Initiation in Middle Level. Thus the school accessibility traps are identified that act as physical barriers, sometimes almost imperceptible, that hinder access and use of environments by people with physical disabilities, such as floor differences, doorknobs, doors, windows, switches, drinking fountains, toilets, flushing valves, taps, sinks and paper wafers. The study enables to identify the varied models of these elements used in public and private schools, in addition to pointing out the most suitable models for the inclusive school. The methodology is research by direct observation, followed by bibliographic review and qualitative analysis, based on consistent scientific evidence about the usability of physical elements common to school environments.

Palavras-chave: acessibilidade, inclusão escolar, design universal,

Palavras-chave: Accessibility, school inclusion, universal design,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0197

Referências bibliográficas
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Como citar:

Pereira, Ana Beatriz Soares; Silva, Matheus Alberto Menezes; Maia, Ivana Márcia Oliveira; Paiva, Anselmo Cardoso de; "ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES ESCOLARES: IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS", p. 1891-1897 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0197

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