Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

ACESSIBILITY AND INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION

Beltrão, Ana Maria de Figueirêdo ; Alves, Rosiane Pereira ; Martins, Laura Bezerra ;

Artigo:

Este artigo aborda questões sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, através de dados estatísticos do IBGE, que demonstram a crescente quantidade de matrículas destes estudantes, porém poucos deles conseguem ter acesso e permanecer nas universidades. Estes números são ainda bem menores com relação ao mercado de trabalho. O acesso à educação superior proporcionado pelas cotas representa um passo importante na inclusão desses estudantes, mas não é suficiente, é preciso que as instituições acolham e ofereçam uma educação de qualidade. Há muito ainda a ser feito para alcançarmos uma sociedade mais inclusiva.

Artigo:

This article addresses questions about the inclusion of people with disabilities in higher education, through IBGE statistical data, which demonstrate the increasing number of enrollments of these students, but few of them can access and remain in universities. These figures are still much lower in relation to the labour market. Access to higher education provided by quotas represents an important step in the inclusion of these students, but it is not enough, institutions need to welcome and offer quality education. There is much still to be done to achieve a more inclusive society.

Palavras-chave: Educação inclusiva; acessibilidade; ergonomia,

Palavras-chave: Inclusive education; accessibility; ergonomics.,

DOI: 10.5151/eneac2022-072

Referências bibliográficas
  • [1] O PROGRAMA INCLUIR E A ACESSIBILIDADE NA UFPE - ANA LUCIA MENEZES DA SILVA - Recife
  • [2] 2020 https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38818
  • [3] ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFPE: Mapeamento, Diagnóstico e Recomendações - Ana Tereza de Assis Santos
  • [4] - Recife 2017 https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171
  • [5] NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: o que aponta o
  • [6] contexto da prática sobre a inclusão de estudantes com deficiência – DÁFINE LEMOS DA COSTA BORBA -
  • [7] Recife 2021 https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42712
  • [8] POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: APARATO LEGAL E IMPLEMENTAÇÃO NO
  • [9] ENSINO SUPERIOR - GILMARA CARDOSO ALVES – Recife 2016
  • [10] https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26010/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gilmara%20Cardoso%
  • [11] 20Alves.pdf
  • [12] PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE INTEGRAÇÃO, ACESSIBILIDADE E
  • [13] INCLUSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO –
  • [14] JULIANE MARQUES SANTIAGO DE ABREU Campus Recife – Olinda PE
  • [15] file:///C:/Users/anama/Documents/ERGONOMIA/PROCEDIMENTOS%20METODOL%C3%93GICOS%20E%20
  • [16] CIENT%C3%8DFICOS/ACESSIBILIDADE/-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o_Juliane%20Santiago.pdf
  • [17] Sá, Ana Claudia Maranhão Acessibilidade e Inclusão no ensino superior: Reflexões e ações em universidades
  • [18] brasileiras [Ebook] / Ana Claudia Maranhão Sá, Vanessa Helena Santana Dalla Déa. – Goiânia: Cegraf UFG, 2020.
  • [19] 116 p.: il. – (Coleção Inclusão)
  • [20] file:///C:/Users/anama/Documents/ERGONOMIA/PROCEDIMENTOS%20METODOL%C3%93GICOS%20E%20
  • [21] CIENT%C3%8DFICOS/ACESSIBILIDADE/LIVRO%20Acessibilidade%20e%20Inclusao_Ensino_Superior.pdf
  • [22] https://anup.org.br/noticias/cresce-o-numero-de-estudantes-com-deficiencia-matriculados-no-ensinosuperior/
  • [23] https://querobolsa.com.br/revista/numero-de-estudantes-com-deficiencia-cresce-no-ensino-superior-maspermanencia-esbarra-na-falta-de-acessibilidade
Como citar:

Beltrão, Ana Maria de Figueirêdo; Alves, Rosiane Pereira; Martins, Laura Bezerra; "ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR", p. 1121-1134 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-072

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações