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Acessibilidade digital do canal de governança pública 'Central 156' de Curitiba, Brasil

Digital accessibility of the public governance channel 'Central 156' in Curitiba, Brazil

LIU, Eunice ; FONSECA, Keiko O. ; KOZIEVITCH, Nádia P. ; CASCIONE, Lukas ;

Artigo:

A 'Central 156' é um serviço da Prefeitura de Curitiba (Paraná, Brasil), em aplicativo e site, onde os cidadãos podem solicitar serviços municipais, informações, bem como registrar demandas e queixas de problemas de ordem pública. Este trabalho analisa a acessibilidade desta plataforma, com o objetivo de definir uma metodologia de avaliação, a fim de diagnosticar pontos de melhoria para os seus canais. Nesta pesquisa, guias e manuais de acessibilidade, nacionais e internacionais, que definem diretrizes de design universal, internet acessível, ergonomia e princípios de acessibilidade foram utilizados. O resultado é um relatório com sugestões de melhorias para implementação, de modo que mais cidadãos possam participar ativamente dos processos de tomada de decisão do município. O banco de dados pode subsidiar gestores públicos em tomada de decisões e contribuir para a construção de uma cidade mais inteligente e sustentável. A metodologia pode também ser aplicada para outras plataformas de governança digital.

Artigo:

The 'Central 156' is a service of the Municipality of Curitiba (Paraná, Brazil), in mobile application and website, through which citizens can request municipality services, information, as well as register public demands and complaints of public order. This work analyzes the platform accessibility, with the objective of defining an evaluation methodology in order to diagnose points of improvement for its channels. In this research, national and international accessibility guides and manuals, which define universal design evaluation guidelines, accessible internet, ergonomics and accessibility principles were used. The result is a report with recommendations for improvements, so that more citizens can actively participate in the municipality's decision-making processes. The database can support public managers in decision-making and contribute to the construction of a smart and sustainable city. The methodology can also be applied to other digital governance platforms.

Palavras-chave: Acessibilidade; Governo Digital; UX/UI.,

Palavras-chave: Accessibility; Digital Government; UX/UI.,

DOI: 10.5151/ped2022-3267237

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Como citar:

LIU, Eunice; FONSECA, Keiko O.; KOZIEVITCH, Nádia P.; CASCIONE, Lukas; "Acessibilidade digital do canal de governança pública 'Central 156' de Curitiba, Brasil", p. 1625-1642 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3267237

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