Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ACESSIBILIDADE DA COR NO DESIGN: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO USO DE PALETAS DE CORES NÃO CONFLITANTES EM REPRESENTAÇÃO DE DADOS

COLOR ACCESSIBILITY IN DESIGN: THE CONSTRUCTION OF AN INSTRUMENT FOR THE EVALUATION OF THE USE OF NON-CONFLICTING COLOR PALETTES IN DATA REPRESENTATION

Pereira, Thiovane ; Cattani, Airton ; Jacques, Jocelise Jacques de ; Cardoso, Eduardo ;

Artigo:

O presente artigo, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar um instrumento para o teste de acessibilidade de uma tabela cromática, desenvolvida por Okabe e Ito (2002), com oito cores não conflitantes para pessoas com daltonismo em contextos de representação de dados. A partir de uma delimitação de três objetivos específicos, são construídas três figuras e um quadro com seções de perguntas para serem aplicadas como instrumento do estudo em uma amostra composta por pessoas com os tipos de daltonismo protan, deutan, tritan e monocromacia. Os resultados dessas aplicações serão disponibilizados no segundo semestre de 2022.

Artigo:

The present article, of an applied nature and of a qualitative approach, aims to present an instrument for the accessibility test of a chromatic table, developed by Okabe and Ito (2002), with eight non-conflicting colors for people with color vision deficiency in contexts of representation of data. Based on a delimitation of three specific objectives, three figures and a table with sections of questions are constructed to be applied as a study instrument in a sample composed of people with the types of protan, deutan, tritan and monochromacy color blindness. The results of these applications will be made available in the second half of 2022.

Palavras-chave: Design visual; Representação em design; Acessibilidade cromática; Deficiência visual das cores.,

Palavras-chave: Visual design; Representation in design; Color accessibility; Color vision deficiency,

DOI: 10.5151/eneac2022-027

Referências bibliográficas
  • [1] BAILEY, James. Color Vision Deficiency: A Concise Tutorial for Optometry and
  • [2] Ophthalmology. Albuquerque, NM, USA: Richmond Products Inc, pp. 16, 2010.
  • [3] BERTIN, Jacques. Sémiologie graphique: les diagrammes, les réseaux, les cartes. Paris:
  • [4] Éditions de l’EHESS, 1998.
  • [5] BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo:
  • [6] Editora Blucher, 2010. 496 p.
  • [7] CATTANI, Airton. Sobre o desenho de design. Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa
  • [8] Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa: vol 3. Porto Alegre: Marcavisual, 2020. p. 616-635,
  • [9] 2020.
  • [10] CATTANI, Airton; LEENHARDT, Jacques. Taxonomia da representação em design. Educação
  • [11] gráfica. v. 21, n. 1, p. 270-282, 2017.
  • [12] CLARK, Ruth; LYONS, Chopeta. Graphics for learning: proven guidelines for planning,
  • [13] designing and evaluating visuals in training materials. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
  • [14] COCCHIARELLA, Luigi. Scienza e cultura nella reppresentazione per il design. In:
  • [15] BISTAGNINO, Enrica (Dir.). Disegno-Design: introduzione alla cultura della reppresentazione.
  • [16] Milano: Francoangeli, 2010.
  • [17] DEFORGE, Yves. Le graphisme technique. Son histoire et son enseignement. Paris: Seyssel:
  • [18] Editions du Champ Vallon, 1981.
  • [19] ENGELHARDT, Yuri. The Language of Graphics: a framework for the analysis of syntax and
  • [20] meaning in maps, charts and diagrams. Amsterdam: ILLC- Publications, 2002.
  • [21] EPPLER, Martin; PFISTER, Roland. Comunicação visual: como utilizar o design thinking para
  • [22] resolver problemas e se comunicar melhor em qualquer situação. São Paulo: Elservier, 2014.
  • [23] EYSENCK, Michael; KEANE, Mark. Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Ed. Artmed,
  • [24] 2007.
  • [25] FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em
  • [26] comunicação. 5ª. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
  • [27] GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural
  • [28] da simbologia das Cores. São Paulo: Annablume, 2000.
  • [29] HOLMES, Nigel. The best in diagrammatic graphics. Rotovision, 1993.
  • [30] KANNO, Mário. Infografe. São Paulo: Ed. Eletrônica, 2013.
  • [31] KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados
  • [32] para profissionais de negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
  • [33] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac
  • [34] Naify, 2008.
  • [35] MATTAR, Fause Najib. Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. 3. ed. São
  • [36] Paulo: Atlas, 2001.
  • [37] MELO, Débora Gusmão; GALON, José Eduardo Vitorino; FONTANELLA, Bruno José Barcellos.
  • [38] Os" daltônicos" e suas dificuldades: condição negligenciada no Brasil?. Physis: Revista de
  • [39] Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1229-1253, 2014.
  • [40] MENEZES, H. F.; PEREIRA, C. P. A. Funções da cor na infografia: uma proposta de
  • [41] categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos. Revista Brasileira de Design da
  • [42] Informação, pp. 321–339, 2017.
  • [43] MOURA, M. Detetive das cores: aplicativo para identificação e assimilação das cores para
  • [44] crianças daltônicas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação
  • [45] Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de
  • [46] Janeiro, 2019.
  • [47] NEIVA, Miguel. ColorADD: color identification system for color-blind people. Color and food:
  • [48] from the farm to the table: Interim Meeting of the International Color Association. Buenos
  • [49] Aires: Grupo Argentino del Color, 256-258, 2010.
  • [50] NOGUEIRA, D. M. Visualização de dados: o discurso persuasivo dos atributos visuais nos
  • [51] infográficos. 2014. 168 p. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de
  • [52] Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
  • [53] OKABE, Masataka; ITO, Kei. Color Universal Design (CUD): How to Make Figures and
  • [54] Presentations That Are Friendly to Colorblind People. Tóquio: 2002. (recurso eletrônico)
  • [55] PEREIRA. T. R. Guia de acessibilidade cromática para daltonismo: princípios para
  • [56] profissionais da indústria criativa. Santa Maria: 2021, 31 p. (recurso eletrônico)
  • [57] PEREIRA. T. R. Princípios e Perspectivas de Acessibilidade em Relação às Cores: um guia
  • [58] de boas práticas sobre daltonismo para profissionais da indústria criativa. 2021. 123 f. Trabalho
  • [59] de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) -
  • [60] Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
  • [61] RGD. Access Ability: A Practical Handbook on Accessible Graphic Design. Ontario: 2010, 32
  • [62] p. (recurso eletrônico)
  • [63] RIGDEN, Christine. ‘The Eye of the Beholder’ – Designing for Colour-Blind Users. British
  • [64] Telecommunications Engineering, Volume 17, Janeiro, 1999.
  • [65] SILVA, C. S. D. Design conectivo: uma ferramenta sistêmica para identificação, mensuração,
  • [66] representação e avaliação de interações. 2018. 418 p. Tese (Doutorado em Design) –
  • [67] Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
  • [68] SPALDING, Anthony. Colour vision deficiency in the medical profession. British Journal of
  • [69] General Practice, v. 49, 469–475, 1999.
  • [70] ZINOVYEV, Andrei. Data visualization in political and social sciences. Institut Curie, Paris,
  • [71] 2010.
Como citar:

Pereira, Thiovane; Cattani, Airton; Jacques, Jocelise Jacques de; Cardoso, Eduardo; "ACESSIBILIDADE DA COR NO DESIGN: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO USO DE PALETAS DE CORES NÃO CONFLITANTES EM REPRESENTAÇÃO DE DADOS", p. 412-431 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações