Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no caminho da inovação: relato de experiência do investimento em Projetos de Extensão e Iniciação Científica

Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no caminho da inovação: relato de experiência do investimento em Projetos de Extensão e Iniciação Científica

Hoffmann, Ana Cristina; Brittes, Renato; Luz, Janine Pacheco; Zanon, Suzana Raquel Bisognin;

Artigo:

O objetivo geral deste relato de experiência é evidenciar as atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ – como incentivo à cultura da inovação. Destaca-se que o período da experiência em destaque nesta pesquisa são os anos 2018 e 2019. Como questão norteadora deste relato, elegeu-se a seguinte pergunta: com um olhar para as novas tendências da educação, como as práticas dos projetos de extensão contribuem para a gestão da inovação do USJ? Como metodologia, empregaram-se a pesquisa de origem básica, com procedimentos técnicos de estudo de caso, documental e pesquisa participante, objetivos exploratórios e descritivos. Este relato de experiência também possui abordagem qualitativa. Como resultado das atividades relatadas, observou-se a quebra de paradigmas para os docentes e discentes do USJ quanto à inovação. Além disso, notou-se que as práticas promovidas pelos projetos beneficiam a institucionalização da cultura da inovação e o estreitamento dos vínculos entre ensino e aprendizagem, o que estimula um novo olhar para o mercado de trabalho e prepara as novas gerações para enfrentar o universo da inovação e do conhecimento.

Artigo:

O objetivo geral deste relato de experiência é evidenciar as atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ – como incentivo à cultura da inovação. Destaca-se que o período da experiência em destaque nesta pesquisa são os anos 2018 e 2019. Como questão norteadora deste relato, elegeu-se a seguinte pergunta: com um olhar para as novas tendências da educação, como as práticas dos projetos de extensão contribuem para a gestão da inovação do USJ? Como metodologia, empregaram-se a pesquisa de origem básica, com procedimentos técnicos de estudo de caso, documental e pesquisa participante, objetivos exploratórios e descritivos. Este relato de experiência também possui abordagem qualitativa. Como resultado das atividades relatadas, observou-se a quebra de paradigmas para os docentes e discentes do USJ quanto à inovação. Além disso, notou-se que as práticas promovidas pelos projetos beneficiam a institucionalização da cultura da inovação e o estreitamento dos vínculos entre ensino e aprendizagem, o que estimula um novo olhar para o mercado de trabalho e prepara as novas gerações para enfrentar o universo da inovação e do conhecimento.

Palavras-chave: Centro Universitário Municipal de São José. Inovação. Projetos de extensão e iniciação científica. Metodologias ativas,

Palavras-chave: Centro Universitário Municipal de São José. Inovação. Projetos de extensão e iniciação científica. Metodologias ativas,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-13

Referências bibliográficas
  • [1] AMENDOLA, G. A verdade está lá fora (da caixa)?. 2018. Disponível em: http://simplez.tempsite.ws/assets/images/conteudo/Simplez_Revista_Administrador_Profissional.pdf. Acesso em: 26 de ago. 2019.
  • [2] CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ - USJ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. São José, 2018. 120p.
  • [3] CUNHA, G. I. C. da; CUNHA, J. I. C. da; MONTE, W. S.do; JESUS, S. M. S. de. Metodologias ativas no processo de aprendizagem: proposta metodológica para Disciplina Gestão de Pessoas. In: SILVA, A. R. L. da; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. (org.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
  • [4] FONTANELLA, C. Propriedade intelectual em universidades: a importância da consolidação de ambientes qualificados em gestão. In: BOFF, S. O. et al. (Org.). Propriedade intelectual e gestão da inovação. Erechim: Deviant, 2017.
  • [5] GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  • [6] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [7] PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013.
  • [8] SILVA, A. R. L.da; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. (org.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
  • [9] VILAÇA, L. Dentro e fora da caixa: tenha uma mente 4.0. Rio de Janeiro: IBC, 201
Como citar:

Hoffmann, Ana Cristina; Brittes, Renato; Luz, Janine Pacheco; Zanon, Suzana Raquel Bisognin; "Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no caminho da inovação: relato de experiência do investimento em Projetos de Extensão e Iniciação Científica", p. 155-166 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações