Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagens e recursos didáticos voltados ao processo de ensino-aprendizagem de Geometria focados em alunos cegos - uma Revisão Sistemática da Literatura

Approaches and Didactic Resources for the Teaching-learning Process of Geometry Focused on Blind Students - a Systematic Literature Review

ANDRADE, Rebeca Medeiros de; SILVA, Régio Pierre da; SILVA, Tânia Luísa Koltermann da; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves;

Artigo:

O objetivo central desse trabalho foi analisar publicações científicas, com o propósito de identificar as possíveis abordagens, métodos, processos, técnicas e tecnologias relacionadas ao ensino e aprendizagem de geometria focados em alunos cegos, em fase escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que selecionou quatro trabalhos, de acordo com os procedimentos de busca, inclusão e exclusão estabelecidos. Os trabalhos selecionados forneceram informações quanto a questão da inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar, adaptação de conteúdos como apoio ao ensino e aprendizagem, métodos e ferramentas que possibilitam ao estudante cego a construção de modelos mentais por meio de exploração tátil. A síntese dos dados levantados trouxe a perspectiva de diferentes áreas da pesquisa no âmbito do ensino de geometria, com foco no atendimento das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência visual.

Artigo:

The aim of this study was to analyze scientific publications in order to identify possible approaches, methods, processes, techniques and technologies related to the process of teaching and learning of geometry focused on blind students. Thus, a systematic literature review was conducted, which selected four papers, according to the established search, inclusion and exclusion procedures. The selected papers provided information about the inclusion of people with disabilities in the school context, adaptation of content to support teaching and learning, methods and tools that enable the blind student to construct mental models through tactile exploration. The synthesis of the data gathered brought the perspective of different areas of research in the field of geometry teaching, with a focus on meeting the special educational needs of students with visual impairments.

Palavras-chave: Geometria; Tecnologia Assistiva; Produção de Conhecimento,

Palavras-chave: Geometry; Assistive Technology; Knowledge Production,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_04

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

ANDRADE, Rebeca Medeiros de; SILVA, Régio Pierre da; SILVA, Tânia Luísa Koltermann da; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; "Abordagens e recursos didáticos voltados ao processo de ensino-aprendizagem de Geometria focados em alunos cegos - uma Revisão Sistemática da Literatura", p. 3720-3730 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações