artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagem Sistêmica de Gestão de Design: A experiência dos usuários de um Mercado Público

Systemic Approach to Design Management: The Experience of Users of a Public Market

DEMILIS, Marcelo Pereira; RAMOS, Marcos Roberto; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; MERINO, Giselle Schmidt Alves Diaz; TRISKA, Ricardo;

artigo:

Vivemos na era das experiências. Cada vez mais as pessoas querem se sentir compreendidas por determinado produto ou serviço que vão consumir. Os Mercados Públicos, são locais que promovem e evidenciam aspectos históricos culturais e proporcionam diversas experiências. De forma geral, esta característica associada a preservação da cultura é um dos motivos de existirem estes espaços. O presente artigo tem o objetivo de identificar como um Mercado Público Municipal a partir da Gestão de Design, pode evidenciar e valorizar aspectos fundamentais para uma experiência do usuário significativa e memorável enfatizada na cultura local. Para isto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Após a fundamentação teórica, realizou-se uma discussão teórica e observação sistemática obtendo-se alguns parâmetros para melhoria da experiência dos usuários. Os resultados apontam, que nem sempre o espaço construído consegue transmitir as informações planejadas sem se pensar detalhadamente na experiência do usuário.

artigo:

We live in the age of experience. More and more people want to feel understood by the particular product or service they are going to consume. The Public Markets are places that promote and highlight historical cultural aspects and provide diverse experiences. In general, this feature associated with preservation of culture is one of the reasons for these spaces. This article aims to identify how a Municipal Public Market from Design Management can highlight and value fundamental aspects for a meaningful and memorable user experience emphasized in the local culture. For this, a research of applied nature was carried out, with qualitative approach and exploratory objective. After the theoretical basis, a theoretical discussion and systematic observation was obtained, obtaining some parameters to improve the users' experience. The results show that the built space is not always able to transmit the planned information without thinking in detail about the user experience.

Palavras-chave: Gestão de Design, Abordagem sistêmica, Experiência do usuário,

Palavras-chave: Design Management, Systemic Approach, User Experience 1,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DEMILIS, Marcelo Pereira; RAMOS, Marcos Roberto; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; MERINO, Giselle Schmidt Alves Diaz; TRISKA, Ricardo; "Abordagem Sistêmica de Gestão de Design: A experiência dos usuários de um Mercado Público", p. 1169-1183 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações