Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagem Semiótica à Inspeção de Interfaces: Um estudo de caso da plataforma TIM Tec

Semiotic Approach to Interface Inspection: A TIM Tec platform casa study.

KIANE, Rayse ; PERASSI, Richard ;

Artigo:

Este trabalho realiza um estudo de caso na interface gráfica de uma vídeo-aula do sistema MOOC TIM Tec, através de uma inspeção semiótica utilizando uma tipologia para signos computacionais e um framework para a interpretabilidade dos mesmos. O resultado final apresenta uma predominância de signos interativos, que apresentam características permanentes, de manuseio e transientes, e compostos apenas de elementos textuais que apresentam ótimo feedback para as ações dos usuários. O framework se mostrou adequado para a avaliação da interpretabilidade dos signos, porém, não esgota o assunto, sendo necessária sua aplicação em outros tipos de sistemas e mais avaliações e testes com usuários para uma percepção completa da interpretabilidade do usuário.

Artigo:

This work is a semiotic inspection using a typology for computational signs and a framework for the interpretability of the signs. The final result presents a predominance of interactive signs, which presented characteristics, materials and transients, and composed only of textual elements that are excellent feedback for user actions. The framework was valid for an evaluation of the interpretability of the signs, however, does not exhaust the subject, being its application in other kinds of systems and evaluation and testing with users for a complete perception of user interpretability.

Palavras-chave: Semiótica computacional; inspeção semiótica; experiência do usuário,

Palavras-chave: Computacional semiotics; semiotic inspection; user experience,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_03

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

KIANE, Rayse; PERASSI, Richard; "Abordagem Semiótica à Inspeção de Interfaces: Um estudo de caso da plataforma TIM Tec", p. 4990-5000 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_03

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações