Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagem investigativa no ensino da gravitação a partir de buracos negros

Abordagem investigativa no ensino da gravitação a partir de buracos negros

Scherrer Neto, J. I. M.; Alvarenga, F. G.; Coelho, G. R.;

Artigo completo:

Com a crescente necessidade de introdução da Física Moderna e Contemporânea e a busca de melhoria das aulas de Física no ensino básico, propõe-se nesse trabalho a construção de uma sequência didática, que permita o ensino da Gravidade através de atividades com foco nos buracos negros. As atividades foram planejadas e fundamentadas no ensino por investigação, o qual permite uma maior liberdade intelectual do aluno, estando ele no centro de todo o processo de aprendizagem. O tema integrador e motivador escolhido foi o buraco negro, objetos cosmológicos que estão no imaginário da população e que despertam a curiosidade desta. Devido a todos os transtornos gerados pela pandemia da covid-19, a sequência passou por um processo de validação a priori, onde alunos e professores por intermédio de um instrumento de avaliação, validação e análise de sequências de ensino investigativo, avaliaram e analisaram a sequência de ensino. Para nossa análise de dados, iremos neste momento considerar somente as respostas obtidas pelo instrumento respondido pelos alunos.

Artigo completo:

With the growing need for the introduction of modern and contemporary Physics and the search for improving Physics classes in basic education, we seek in this work the construction of a didactic sequence, which allows the teaching of Gravity through activities focusing on black holes. The activities were planned and based on teaching by research, which allows greater intellectual freedom for the student, being at the center of the entire learning process. The integrating and motivating theme chosen was the black hole, cosmological objects that are in the imagination of the population and that arouses interest. Due to all the disorders generated by the covid-19 pandemic, the sequence underwent a priori validation process, where students and teachers, through an instrument of evaluation, validation and analysis of investigative teaching sequences, evaluated and analyzed the sequence education. For our data analysis, we will now consider only the answers obtained by the instrument answered by the students.

Palavras-chave: Ensino por investigação, Validação a priori, Aprendizagem, Buraco negro.,

Palavras-chave: Ensino por investigação, Validação a priori, Aprendizagem, Buraco negro.,

DOI: 10.5151/xiecfa-ScherrerNeto

Referências bibliográficas
  • [1] MAXIMIANO, J. R. ; CARDOSO, L. ; DOMINGUINI, L. . Física Moderna nos livros didáticos: um contraponto entre o PNLEM 2009 eo PNLD 2012. Vidya (Santa Maria. Impresso), v. 33, p. 97-115, 2013. SILVA JÚNIOR, JOÃO MAURO DA; COELHO, GEIDE ROSA . O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 37, p. 51-78, 2020.
  • [2] TERRAZZAN, E. A.. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de segundo grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil, v. 9, n.3, p. 209-214, 199
  • [3] SILVA, V. M. O ensino por investigação e o seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014. OSTERMANN, Fernanda ; MOREIRA, M. A. . Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 5, n.1, p. 23-48, 2000.
Como citar:

Scherrer Neto, J. I. M.; Alvarenga, F. G.; Coelho, G. R.; "Abordagem investigativa no ensino da gravitação a partir de buracos negros", p. 103-106 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-ScherrerNeto

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações