Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO EFEITO ESTUFA UTILIZANDO UM EXPERIMENTO ANÁLOGO

An INVESTIGATIVE APPROACH TO THE GREENHOUSE EFFECT USING AN ANALOGOUS EXPERIMENT

Pereira, Matheus Braga ; Borges, Wellington Martins ; Buffon, Luiz Otávio ; Evangelista, Robson Leone ;

Artigo:

Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino médio com o objetivo de abordar os conceitos de irradiação térmica e efeito estufa, através de questões abertas e um experimento análogo, que utiliza uma lâmpada de infravermelho como fonte de radiação e uma caixa com acrílico para simular a atmosfera. A aplicação ocorreu em uma turma de 2º ano do Curso Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica, no Espírito Santo. A intervenção foi fundamentada numa abordagem investigativa, mais especificamente em questões abertas e em uma demonstração investigativa experimental, com o objetivo de promover uma postura mais ativa entre os alunos e a enculturação científica sobre as mudanças climáticas. As análises foram baseadas em observações do comportamento dos alunos, respostas de questões propostas e em vídeos que eles produziram e apresentaram na sala. Como resultado é possível destacar indícios de aprendizagem e uma postura mais ativa por parte dos alunos.

Artigo:

This paper presents a didactic proposal for high school students with the aim of addressing the concepts of thermal radiation and the greenhouse effect, through texts and an analogous experiment, which uses an infrared lamp as a radiation source and an acrylic box to simulate the atmosphere. The application was carried out in a 2nd year class of the Technical Course in Maintenance of Metro-Rail Systems Integrated with High School, at the Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica, in Espírito Santo. The intervention was based on an investigative approach, more specifically on open questions and an experimental investigative demonstration, with the aim of promoting a more active attitude among students and scientific enculturation about climate change. The analyses were based on observations of student behavior, responses to proposed questions and videos that they produced and presented in class. As a result, it is possible to highlight signs of learning and a more active attitude on the part of students.

Palavras-chave: Ensino por Investigação, Irradiação Térmica, Ensino de física,

Palavras-chave: Research-Based Teaching, Thermal Irradiation, Physics Teaching,

DOI: 10.5151/xvecfa-2025011

Referências bibliográficas
  • [1] SILVA, Maira Battistoni; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. *Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências* (Belo Horizonte), v. 23, p. e34674, 202 Disponível em: [https://doi.org/10.1590/1983-211722012130129](https://doi.org/10.1590/1983-211722012130129). Acesso em: 6 maio 2025.
  • [2] CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). *O uno e o diverso na educação. Tradução*. Uberlândia: MG: EDUFU, 2011. Acesso em: 10 jun. 2025.
  • [3] AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). *Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática*. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004, p. 39-5
  • [4] CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. *Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências*, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: [https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765](https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765). Acesso em: 21 maio 2025.
Como citar:

Pereira, Matheus Braga; Borges, Wellington Martins; Buffon, Luiz Otávio; Evangelista, Robson Leone; "ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO EFEITO ESTUFA UTILIZANDO UM EXPERIMENTO ANÁLOGO", p. 52-58 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xvecfa-2025011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações