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ABORDAGEM HÍBRIDA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE NOVOS PRODUTOS: O CASO DA DISCIPLINA DE CURSO DE GRADUAÇÃO

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Rêgo, Laíssa Nogueira ; González, Mario Orestes Aguirre ; Silva, Técia de Lima ; , ;

Article:

O desenvolvimento de novos produtos é cada vez mais relevante para as empresas devido a crescente diversidade de itens e a maior exigência dos clientes por novidades. Baseando-se nisso, a disciplina de Laboratório de Engenharia do Produto ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é fundamentada em técnicas que potencializam a criatividade para a inovação. Dessarte, um novo produto parte inicialmente de um projeto de inovação e, portanto, o método escolhido para gerenciá-lo interfere diretamente na possibilidade desse ser capaz de obter entregas competitivas em menos tempo. Diante disso, o artigo objetiva propor um modelo de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos. Assim, foi realizada uma revisão da literatura nas áreas de estudo e uma pesquisa qualitativa com os discentes da disciplina. Para tanto, desenvolveu-se um modelo conceitual que foi validado através de uma sessão de focus group com a participação de especialistas em gerenciamento de projetos. Como resultado é apresentado um modelo híbrido para gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos com foco em curto prazo, com recursos financeiros escassos e equipes que não possuem disponibilidade integral.

Article:

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Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos; Projetos de inovação; Abordagem Híbrida,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-72

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Como citar:

Rêgo, Laíssa Nogueira; González, Mario Orestes Aguirre; Silva, Técia de Lima; , ; "ABORDAGEM HÍBRIDA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE NOVOS PRODUTOS: O CASO DA DISCIPLINA DE CURSO DE GRADUAÇÃO", p. 985-1001 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-72

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