Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ABACADABRA: DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

ABACADABRA: DEVELOPMENT OF AN EDUCATION SET FOR CHILDREN WITH AUTISM

Silvano, Daniele de Melo ; Campos, Gizely Cesconetto de ; Rangel, Valeska Bernardo ;

Artigo Completo:

Este artigo descreve os resultados de um trabalho de conclusão do curso Design de Produto no Instituto Federal de Santa Catarina, cujo objetivo central foi desenvolver um conjunto educativo para auxiliar na intervenção de crianças com autismo. Conforme a pesquisa informacional, observação de campo e análise comparativa dos produtos, identificou-se a necessidade de aplicar melhorias na usabilidade de um sistema de comunicação alternativa por intermédio de figuras. Com isso, esse projeto partiu da inspiração no estilo Flat Design para reformular a interface do referido sistema, gerando uma proposta diferenciada que ajuda no aprendizado da rotina diária em crianças com autismo. Para amparar a execução do trabalho, foram empregadas metodologias de projeto de produto e pesquisa científica, com a realização de uma parceria com o CAD em São Carlos/SP, um espaço multidisciplinar que oferece às crianças um atendimento individual baseado na Análise de Comportamento Aplicada (ABA).

Artigo Completo:

This paper describes the results of a monograph of the Product Design course held at the Federal Institute of Santa Catarina, whose main goal was to develop an educational set to assist in the intervention of children with autism. Due to the information research, field observation, and comparative product analysis, we identified that it is needed to apply improvements in the usability of a picture exchange communication system. Thus, this project started from the inspiration in the Flat Design style to redesign the interface of the system, creating a new proposal that helps in the learning of daily routine in children with autism. To support the execution of this work, we employed design and scientific research methodologies together with a partnership with the CAD in São Carlos / SP, which is a nonprofit organization that offers to children an individual care based on Applied Behavior Analysis (ABA).

Palavras-chave: crianças com autismo, comunicação alternativa, projeto de produto,

Palavras-chave: children with autism, alternative communication, product design,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0099

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 201 342 p.
  • [2] BONSIEPE, G. Design e Democracia. In: Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. p.17-30.
  • [3] BOSA, C. A. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA,
  • [4] C. A. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 22-39.
  • [5] BOSA, C. A. Autismo: Intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, v.28, n. Suppl 1, 2006. p.47-53.
  • [6] CHRISTENSEN, D; BAIO, J.; BRAUN, K. N.; BILDER, D.; CHARLES, J.; CONSTANTINO, J.; et. al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2012. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 65, n. 3, p. 1-23.
  • [7] DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 200 236 p.
  • [8] FAGGIANI, R. B. Programa de Tratamento – Garoto. Psicologia e Ciência, Terapia ABA, 2011. 25 p.
  • [9] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.
  • [10] GOMES FILHO, J. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras, 2006. 252 p.
  • [11] GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2009. 133 p.
  • [12] IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: E. Blucher, 2003. 465p.
  • [13] LEBOYER, M. Diagnóstico e definição de autismo infantil precoce. In: Autismo infantil: fatos e modelos. Campinas: Papirus, 1987. p.7-39.
  • [14] LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo (SP): Edgard Blücher, 2001. 206p.
  • [15] LOVAAS, I. O. Ensinando Indivíduos com atraso de desenvolvimento: técnicas básicas de intervenção. Austin (TX-USA): Pro-Ed, 2003. 941p.
  • [16] MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Recursos para Comunicação Alternativa. Brasília: MEC SEESP, 2004. 52p.
  • [17] MARTINS, A.D.F.; GÓES, M.C.R. Um estudo sobre o brincar de crianças autistas na perspectiva histórico-cultural. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Número 1, 2013. p. 25-34.
  • [18] MIGUEL, C. F.; BRAGA-KENYON, P.B.; KENYON, S.E. Análise Comportamental Aplicada. In: JUNIOR, W.C. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Brasília: 3º Milênio, 2005a. p. 148-154.
  • [19] MIGUEL, C. F.; BRAGA-KENYON, P.B.; KENYON, S.E. Uma introdução ao sistema de comunicação através de troca de figuras (PECS). In: JUNIOR, W.C. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Brasília: 3º Milênio, 2005b. p. 179-185.
  • [20] NORMAN, Donald A. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. 271 p.
  • [21] NUNES, D. Efeitos dos procedimentos naturalísticos no processo de aquisição de linguagem através de sistema pictográfico de comunicação em criança autista. 2001. 99 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação UERJ, Rio de Janeiro.
  • [22] PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003. 153 p.
  • [23] ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R. H. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542 p.
  • [24] SÁ, T. H. M. O estilo gráfico Flat Design na gestão da interface visual nos dispositivos móveis. 2014. 91 p. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico) – Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, Florianópolis.
  • [25] SILVANO, D. M. S. ABAcadabra! - Um Conjunto Educativo para Crianças com Autismo. 2016. 123 p. Monografia (Graduação em Design de Produto) – Departamento Acadêmico de Metal Mecânica, IFSC, Florianópolis.
  • [26] SUCHOWIERSKA, M.; RUPIŃSKA, M.; BONDY, A. Picture Exchange Communication System (PECS): A Short “tutorial” for the doctors. Postępy Nauk Medycznych, t. XXVI, nr 1, 2013. p.85-90.
  • [27] VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 191p.
  • [28] VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.135p.
Como citar:

Silvano, Daniele de Melo; Campos, Gizely Cesconetto de; Rangel, Valeska Bernardo; "ABACADABRA: DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO", p. 1033-1044 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0099

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações