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ABACADABRA: DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

ABACADABRA: DEVELOPMENT OF AN EDUCATION SET FOR CHILDREN WITH AUTISM

Silvano, Daniele de Melo; Campos, Gizely Cesconetto de; Rangel, Valeska Bernardo;

Artigo Completo:

Este artigo descreve os resultados de um trabalho de conclusão do curso Design de Produto no Instituto Federal de Santa Catarina, cujo objetivo central foi desenvolver um conjunto educativo para auxiliar na intervenção de crianças com autismo. Conforme a pesquisa informacional, observação de campo e análise comparativa dos produtos, identificou-se a necessidade de aplicar melhorias na usabilidade de um sistema de comunicação alternativa por intermédio de figuras. Com isso, esse projeto partiu da inspiração no estilo Flat Design para reformular a interface do referido sistema, gerando uma proposta diferenciada que ajuda no aprendizado da rotina diária em crianças com autismo. Para amparar a execução do trabalho, foram empregadas metodologias de projeto de produto e pesquisa científica, com a realização de uma parceria com o CAD em São Carlos/SP, um espaço multidisciplinar que oferece às crianças um atendimento individual baseado na Análise de Comportamento Aplicada (ABA).

Artigo Completo:

This paper describes the results of a monograph of the Product Design course held at the Federal Institute of Santa Catarina, whose main goal was to develop an educational set to assist in the intervention of children with autism. Due to the information research, field observation, and comparative product analysis, we identified that it is needed to apply improvements in the usability of a picture exchange communication system. Thus, this project started from the inspiration in the Flat Design style to redesign the interface of the system, creating a new proposal that helps in the learning of daily routine in children with autism. To support the execution of this work, we employed design and scientific research methodologies together with a partnership with the CAD in São Carlos / SP, which is a nonprofit organization that offers to children an individual care based on Applied Behavior Analysis (ABA).

Palavras-chave: crianças com autismo, comunicação alternativa, projeto de produto,

Palavras-chave: children with autism, alternative communication, product design,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0099

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Como citar:

Silvano, Daniele de Melo; Campos, Gizely Cesconetto de; Rangel, Valeska Bernardo; "ABACADABRA: DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO", p. 1033-1044 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0099

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