Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A visualização de informação no material didático para Educação a Distância desenvolvido no IFSC

The information visualization in the teaching material Distance Education developed in the IFSC

Adorno, Luciano dos Santos; Braviano, Gilson; Reginato, Bruna Rovere; Fialho, Francisco Antonio Pereira;

Poster:

Este artigo objetiva contribuir na identificação de possíveis relações entre o Design Thinking e a visualização de informação. Para isso, é descrita a dinâmica de trabalho utilizada na produção dos materiais didáticos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina. A partir de uma breve conceituação sobre visualização de informação, infografia, tipologias e Design Thinking, o texto destaca algumas relações da natureza da infografia com os principais aspectos do Design Thinking. Consecutivamente, discursa sobre o uso da infografia no material didático para Educação a Distância (EAD) do IFSC, apresentando a metodologia geral de trabalho da equipe e, especificamente, as etapas do processo de desenvolvimento de infografias relacionando-o com a abordagem proposta pelo Design Thinking. Os resultados apontam algumas similaridades entre as fases da abordagem do Design Thinking propostas por Brown (2010) e o trabalho desenvolvido pela Equipe de Produção de Materiais Didáticos para Educação a Distância no IFSC. Outras similaridades com o Design Thinking também são evidenciadas pelas estratégias empregadas para o projeto de design das infografias, o que reforça significativamente a relevância do uso da infografia na valorização da marca IFSC como referência em EAD no estado de Santa Catarina - Brasil.

Poster:

This article aims to help identify possible relationships between Design Thinking and visualization of information. For this, we describe the dynamics of work used in the production of educational materials developed by the Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). From a brief evaluation of information visualization, infographics, tipology and Design Thinking, the paper outlines some relations of the nature of infographics with the main aspects of Design Thinking. Consecutively, talks about the use of infographics in the teaching materials for Distance Education (EAD) of the IFSC, presenting the general methodology of team work and, specifically, the steps of infographics development process relating it to the approach proposed by Design Thinking. The results show some similarities between the phases of the Design Thinking approach proposed by Brown (2010) and the work of the Team of Production of Teaching Materials for Distance Education in the IFSC. Other similarities with the Design Thinking are also evident by strategies employed for the infographics design, which greatly enhances the relevance of the use of infographics in the valuation of the IFSC brand as reference in Distance Education in the state of Santa Catarina - Brazil.

Palavras-chave: infografia, metodologia, design gráfico, design thinking,

Palavras-chave: infographic, methodology, graphic design, design thinking,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_156

Referências bibliográficas
  • [1] ADORNO, L. O Design da infografia noticiosa na comunicação da marca editorial-jornalística. 201 172f. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica). Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 201
  • [2] _____; REGINATO, B. Possibilidades de contribuição da infografia como tecnologia assistiva em benefício do acesso à educação a pessoas com TDAH. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4. São Paulo: Blucher, 2014, p. 2510-2521.
  • [3] BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Campus-Elsevier, 2010.
  • [4] CAIRO, A. Infografia 2.0: visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.
  • [5] _____. The functional art: an introduction to information Graphics and vizualization. Califórnia: Pearson, 2013.
  • [6] DE PABLOS, J. Infoperiodismo: el periodista como creador de infografia. Madrid: Síntesis, 1999.
  • [7] DFC. Design for change Brasil: o que é? Disponível em Andlt;http://www.dfcbrasil.com.br/Andgt;. Acesso em 20 abr. 2015.
  • [8] DTE. Design Thinking para educadores. Disponível em Andlt;http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=7Andgt; Acesso em 18 mar. 2015.
  • [9] G1. Experiência de alunos de idade e séries diferentes dividem a mesma sala de aula. Disponível em Andlt;http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/experiencia-de-alunos-de-idade-e-series-diferentes-dividem-a-mesma-sala-de-aula/3318641/Andgt; Acesso em 02 abr. 2015.
  • [10] IDEO. Design Thinking para educadores. São Paulo: S.E., 2012.
  • [11] KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide, 2013.
  • [12] LIB. Gestão visual para apoiar o trabalho padrão das lideranças. Publicado em julho de 2009. Disponível em: Andlt;http://www.lean.org.brAndgt;. Acesso em 22 mar. 2015.
  • [13] MORAN, J. O que é Educação à Distância. Disponível em Andlt;http://www.eca.usp.br/moran/dist.htmAndgt;. Acesso em 05 abr. 2015.
  • [14] MURPHY, G. D. 2011. Post-PC devices: A summary of early iPad technology adoption in tertiary environments. E-Journal of Business Education Andamp; Scholarship of Teaching, v. 5, n° 1, p. 18-32, 2011.
  • [15] PESSOA, A.; MAIA, G. 2012. A infografia como recurso didático na educação a distância. Revista Temática - UFPB. Ano VIII, n° 5, 2012.
  • [16] PINHEIRO, T.; ALT, L. Design Thinking Brasil. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2011.
  • [17] SGB. Social Good Brasil: metodologia social. Disponível em Andlt;http://socialgoodbrasil.org.br/2014/infografico-design-thinking-metodologia-social-good-brasil-labAndgt; Acesso em 09 abr. 2015.
  • [18] TEIXEIRA, J. et al. Gestão visual: uma proposta de modelo para facilitar o processo de desenvolvimento de produtos. In: Anais da Conferência Nacional de Integração do Design, Engenharia e Gestão para Inovação, 2, 2012. Florianópolis: IDEMi Organization Team, 2012. p. 1-9.
Como citar:

Adorno, Luciano dos Santos; Braviano, Gilson; Reginato, Bruna Rovere; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "A visualização de informação no material didático para Educação a Distância desenvolvido no IFSC", p. 1153-1161 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_156

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações