Resumo - Open Access.

Idioma principal

A VIRTUALIDADE COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL.

CONCEIÇÃO FILHO, Antônio Carlos da; PICCOLOTTO, Denize Carvalho; NAJAR, Núbia Silva;

Resumo:

O presente trabalho intitulado “A virtualidade como processo de comunicação e complexidade na educação de ensino superior presencial” tem por objetivo principal apreciar e avaliar a utilização das ferramentas na modalidade EaD e sua utilização no processo comunicacional no Ensino superior presencial, a metodologia utilizada será a qualitativa onde serão utilizadas ferramentas como questionários, entrevistas e observação direta, pretende-se através desta pesquisa abordar as mudanças que a EaD tem proporcionado aos acadêmicos de ensino superior modalidade presencial, em seus processos de aprendizado a partir das questões de âmbito comunicacional e ecossistêmico, além de chamar a atenção para as questões norteadoras neste processo aparentemente novo ao acadêmico. Como resultados esperados pretende-se demonstrar que a tecnologia tem mudado com o passar dos anos, e essas mudanças interferem diretamente no que podemos chamar de era digital, onde a virtualização de processos e atividades tem criado paradigmas e questões complexas e, que cabe a instituição, professor e aluno adaptar-se a essas mudanças, de forma tal que a comunicação seja observada como objeto de estudo neste meio complexo: o educacional.

Resumo:

Palavras-chave: Comunicação, Complexidade, Virtualidade, EaD, Ensino Superior Presencial.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0020

Referências bibliográficas
  • [1] CASTELLS, M. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura - Volume I: A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, Tradução de Roneide Venancio Majer.1999
  • [2] CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3.ed. – Petrópilis, RJ: Vozes, 2010.
  • [3] CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. ed. Porto Alegre: Ateneu, 2010.
  • [4] DRUCKER, P. Administração por Objetivos. Saraiva ,São Paulo : 2000.
  • [5] GABRIEL, M. Educar a revolução digital na educação. São Paulo: Saraiva , 2013.
  • [6] GARCIA, M. A Rede mundial de computadores. In: Homodigitaliens. Autor: Marcos Coutinho. Out.2003 Disponível em: http://www.vetorial.net/~homodigitaliens/Pag1.htm>. Consultado em: 12mai.2015.
  • [7] LÉVY, P. Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente. In: 3º Simpósio hipertexto e tecnologias na educação. Recife 2 a 3 de dezembro de 2010. Consultado em: 05Jan.2015.
  • [8] _________. Educação e Cibercultura. Disponível em: . Acesso em: 24set.2002.
  • [9] _________. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed.34,199
  • [10] LEMOS, A. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6.ed. Porto Alegre: Sulina , 2013.
  • [11] LANDIM, C. M. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.
  • [12] MARCHIORI, M. Comunicação em interface com cultura. Marlene Marchiori (org.). São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2013.
  • [13] MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a Educação a Distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • [14] MORIN, E. Introdução pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 120p.
  • [15] _____________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento tradução Eloá Jacobina. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
  • [16] PENTEADO, J. R. W. A técnica da comunicação humana. 13.ed. São Paulo: Pioneira ,1997.
  • [17] _____________.Ministério da Educação – MEC. Resolução Nº. 2, 2007. Disponível em: . Acesso em: 28Jan.2015
  • [18] PRETTI, O. Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT – NEAD, 1996.
  • [19] TERRA, E. Linguagem, língua e fala. São Paulo, Scipione, 1997.
Como citar:

CONCEIÇÃO FILHO, Antônio Carlos da; PICCOLOTTO, Denize Carvalho; NAJAR, Núbia Silva; "A VIRTUALIDADE COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL.", p. 135-149 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações