Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A utilização do software Tracker no ensino de física: um breve relato

Pereira, R. D.;

Artigo Completo:

Diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de propor novas metodologias que possam auxiliar uma melhora da compreensão dos conteúdos de física. Neste contexto, a utilização de laboratórios experimentais e outros recursos didáticos como por exemplo vídeos e simuladores se tornam uma ferramenta fundamental. Neste trabalho usamos o software Tracker em uma aula de física objetivando dinamizar e maximizar o processo de ensino aprendizagem e tornar a aula mais dinâmica e mais próxima à realidade do aluno. Com a utilização deste software, foi ministrada uma aula para duas turmas do 1 º ano do ensino médio, para tal fizemos vídeos que retratavam alguns movimentos do cotidiano dos alunos. Para nortear o planejamento da aula, foi aplicado um teste diagnóstico e através dos resultados verificamos que os alunos possuem dificuldades em relacionar os conceitos físicos abordados com seus respectivos gráficos. Na sequência a aula foi planejada e executada. Após a aula foi aplicado um novo teste diagnóstico para verificar de forma qualitativa e quantitativa a utilização do software. Os resultados indicaram que o software Tracker é uma ferramenta muito útil para o ensino do comportamento gráfico das variáveis estudadas, pois, facilitou o entendimento dos conceitos abordados.

Artigo Completo:

Several researches have been carried out with the objective of proposing new methodologies that can help an improvement of the understanding of the concepts of physics. In this context, the use of experimental labs and other didactic resources such as videos and simulators become a fundamental tool. In this work we use Tracker software in a physics class with the purpose of dynamizing and maximizing the process of teaching learning and making the class more dynamic and closer to the student reality. With the use of this software, a class was taught for two classes of the 1st year of high school, for that we made videos that portrayed some movements of the daily life of the students. To guide the planning of the lesson, a diagnostic test was applied and through the results we verified that the students have difficulties in relating the physical concepts addressed with their respective graphs. in the sequence the lesson was planned and executed. In the aftermath of the class, a new diagnostic test was applied to verify the qualitative and quantitative use of the software. The reached results indicated that the Tracker software is a very useful tool to teach the graphic behavior of the studied variables, since it facilitated the understanding of the concepts discussed.

Palavras-chave: Tracker, Gráficos, Ensino de Física,

Palavras-chave: Tracker, Graphs, Teaching physics,

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-32

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, M.A.; SILVA, W.C., Scientia Plena, v.4, n.12, 2008.
  • [2] BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B., Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2: p. 194-223, ago. 2007.
  • [3] CLEMES, G. et al. Vídeo-aula como estratégia de ensino de Física. In: 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICTSul, 2012. Anais eletrônicos. Disponível em file:///C:/Users/Marcio/Downloads/597-2357-2-PB%20(3).pdf. Acesso em: 15 de março de 2015.
  • [4] TRACKER – Video analysis and modeling tool. Disponível em < http://physlets.org/tracker/>. Acesso em: 03 de março de 2015.
  • [5] CALLONI, G.J. A física dos movimentos analisada a partir de vídeos do cotidiano do aluno: Uma proposta para oitava série. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2010.
  • [6] BEICHNER, R. Journal of research in science teaching, v.27, n° 8, p. 803 – 815, 1990.
  • [7] BEICHNER, R., American Journal of physics, v. 64, p.1272, 1996.
  • [8] BARBETA, V.B., YAMAMOTO, I., Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n°. 2, p. 158 – 167, 2002.
  • [9] HESTENES, D., WELLS, M., The Physics Teacher v. 30, p. 159 – 166, março 1992.
Como citar:

Pereira, R. D.; "A utilização do software Tracker no ensino de física: um breve relato", p. 144-149 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações