Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A usabilidade do metaverso: contribuições para as interações humanas e para as interações dos sujeitos com conteúdos e atividades educacionais

The metaverse usability: contributions to human interactions and in interactions of individuals with educational contents and activities.

Cardoso, Suzana Guedes ;

Artigo Completo:

O objetivo desse artigo é o de apresentar a análise da percepção do usuário quanto à usabilidade do metaverso, tecnologia Web3D, no sentido de compreender a interferência desse fator na interação dos usuários com o sistema, nas interações humanas e nas interações dos sujeitos com conteúdos e atividades educacionais. Para que ocorra o processo comunicacional e, em consequência, as interações entre os sujeitos e as práticas educacionais, é necessário que o sistema atinja alta qualidade de usabilidade. Na contemporaneidade da Web 2.0, o modelo comunicacional tradicional “um para todos” deslocou a polaridade dos sujeitos para o modelo “todos para todos” ou dialógicos em ambiente virtual em três dimensões. Nesses ambientes ocorrem o compartilhamento da informação por meio de grupos sociais e a participação em atividades colaborativas. O cenário exposto motivou o desenvolvimento deste estudo, que, para investigar a interferência da usabilidade nos processos comunicacionais e de aprendizagem, adotou a metodologia quantitativa no levantamento dos dados estatísticos gerados na coleta de dados. Os resultados alcançados apresentam percentuais relevantes sobre a qualidade de usabilidade do metaverso em relação a seu potencial para as interações e para a aprendizagem na realidade virtual.

Artigo Completo:

The main objective of this article is to analyze the user’s perception regarding to the usability of the metaverse, Web3D technology, in order to understand the interference of this factor in the interaction of users with the system, in human interactions and in interactions of individuals with educational contents and activities. For the communication process and, consequently, the interactions among individuals and educational practices occur, it is necessary that the system achieves high quality usability. In contemporary times, the communication model “one for all” was put to the test by taking different proportion in a virtual environment in three dimensions. The paradigm shift is intrinsically linked with the advent of web 2.0, which paved the way of new social media. In these environments, it occurs sharing of information through social groups and participation in collaborative activities. This technological reality has created a shift in the polarity of the subjects who had previously sealed papers in traditional media. Social actors change from passive to proactive function, reconfiguring the communication model “all for all”. The above scenario has motivated the development of this study, to investigate the interference of usability in communication processes and learning, adopted quantitative methodology for compiling statistical data generated in data collection. The results obtained show significant percentages on the quality of the metaverse usability in relation to their potential for interactions and learning.

Palavras-chave: Usabilidade. Metaverso. Tecnologia Web3D. Interação Humano-Computador. Aprendizagem colaborativa.,

Palavras-chave: Usability. Metaverse. Web3D technology. Human Computer Interaction. Collaborative learning.,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_228

Referências bibliográficas
  • [1] ANTUNES, R.; FONSECA, B.; MARTINS, P.; MORGADO, L. Use of 3-D Virtual Environments to Support the Learning of Programming. In: MÉNDEZ-VILAS, A.; SOLANO MARTÍN, A.; MESA GONZÁLEZ, J. A.; MESA GONZÁLEZ, J. (Eds.). Current Developments in Technology-Assisted Education. Badajoz, Espanha: Formatex, 2006. v. I, p. 689-692. Disponível em: Andlt;http://home.utad.pt/~leonelm/Andgt;. Acesso em: 5 maio 201
  • [2] BOULOS, M. N. K.; HETHERINGTON, L.; WHEELER, S. Second Life: An Overview of the Potential of 3-D Virtual Worlds in Medical and Health Education. Health Information and Libraries Journal, v. 24, n. 4, p. 233-245, 2007.
  • [3] CHEN, S. Y.; GHINEA, G.; MACREDIE, R. D. A Cognitive Approach to User Perception of Multimedia Quality: An Empirical Investigation. International Journal of Human Computer Studies, v. 64, n. 12, p. 1200-1213, 2006.
  • [4] CHITTARO, L.; RANON, R. Web3D technologies in learning, education and training: Motivations, issues, opportunities. Computers Andamp; Education, v. 49, n. 1, p. 3-18, 2007.
  • [5] CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto, Biblioteca ARTMED. 3.ed. Porto Alegre: Artmed Bookman Sage, 2010.
  • [6] DE LUCIA, A.; FRANCESE, R.; PASSERO, I.; TORTORA, G. Development and Evaluation of a Virtual Campus on Second Life: The Case of SecondDMI. Computers Andamp; Education, v. 52, n. 1, p. 220-233, 2009.
  • [7] DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning? In: _______. Collaborative-learning: Cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-19.
  • [8] GHINEA, G.; CHEN, S. Y. Perceived Quality of Multimedia Educational Content: a Cognitive Style Approach, Multimedia Systems, v. 11, n. 3, p. 271-279, 200
  • [9] KINER, C.; KINER, T. G. Evolução e tendências da realidade virtual e da realidade aumentada. In: XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality. RIBEIRO, M. W. S.; ZORZAL, E. R. (Org.). Realidade virtual e aumentada: aplicações e tendências. Uberlândia: Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 10-25.
  • [10] LEITE, C. L. K. et al. A aprendizagem colaborativa na educação a distância online. Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2005.
  • [11] MACHADO, A. Regimes de imersão e modos de agenciamento. In: MACIEL, K. (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.
  • [12] MORAES, A. de. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2010. (Série Oficina).
  • [13] MOTA, J. (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação Andamp; Tecnologias; vol.2 (2); pp. 5-21. Retirado em 29 de Março de 2011. Disponível em: Andlt;http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66Andgt;. Acesso em: 11 d março 2010.
  • [14] NIELSEN, J. Usability Engineering. San Francisco, Calif.: Morgan Kaufmann Publishers, 1994.
  • [15] PAPAZAFEIROPOULOU, A. Web Services. Londres, Reino Unido: Brunel University, fev. 2009.
  • [16] QUINN, C. N. Pragmatic Evaluation: Lessons from Usability. 13 Annual Conference of the Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education. Anais..., 1996. Disponível em: Andlt;http://www.ascilite.org.au/conferences/adelaide96/papers/18.htmlAndgt;. Acesso em: 5 jun 2012.
  • [17] ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. 3. ed. New York: John Wiley Andamp; Sons, 2011.
  • [18] SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Boston: Addison-Wesley, 2010.
  • [19] TROMP, J. G.; STEED, A.; WILSON, J. R. Systematic Usability Evaluation and Design Issues for Collaborative Virtual Environments. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 12, n. 3, p. 241-267, 2003.
  • [20] ZAHARIAS, P. A Usability Evaluation Method for E-learning: Focus on Motivation to Learn. CHI 2006 Proceedings, Montreal, Quebec, Canada. 22-27 April 2006, p. 171-176. Montreal: ACM, 2006.
Como citar:

Cardoso, Suzana Guedes; "A usabilidade do metaverso: contribuições para as interações humanas e para as interações dos sujeitos com conteúdos e atividades educacionais", p. 809-818 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_228

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações