Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A TIPOGRAFIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIGITAL INFORMATIVO: ANÁLISE DE UM EXEMPLO

Woloszyn, Maíra; Licht, Marcele Cassol; Gonçalves, Berenice Santos;

Artigo Completo:

Devido ao potencial oferecido pelos dispositivos eletrônicos as publicações estão sendo desenvolvidas para o acesso digital, além do formato impresso. Nesse contexto, os livros digitais oferecem aos leitores novas opções para a leitura. A tipografia é considerada como componente essencial para as publicações e pode assumir diferentes propósitos. Em vista disso, este estudo tem como objetivo verificar o uso e as formas de aplicações da tipografia em livros digitais informativos, com base em um exemplo. Por meio do referencial teórico foi possível sustentar uma análise qualitativa e descritiva sobre um exemplar escolhido, a partir das seguintes propriedades: legibilidade e leiturabilidade, o espaçamento, tamanho e cor, movimento e a hierarquia da tipografia. Como resultado, destacam-se formas de uso da tipografia que podem beneficiar a construção das informações nos livros digitais informativos , tais como links, elementos interativos e botões. Identificou-se, ainda, que a tipografia em movimento foi utilizada, porém de forma insipiente de acordo com os potenciais que ainda podem ser explorados nesse contexto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Livro digital; Livro informativo; Design; Tipografia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0430

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
  • [2] BRANDÃO, João Aranda. Motion Graphics Ergonomics: Animated Semantic System, for Typographical Communication Efficiency. Procedia manufacturing 3, 2015. Disponível em Acesso em 04 mai. 2016.
  • [3] BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Versão 0. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  • [4] BROWNIE, Barbara. Fluid characters in temporal typhography. Fusion issue 1, 2012. Disponível em < http://www.fusion- journal.com/issue/001-fusion/fluid-characters-in-temporal-typography/> Acesso em 30 mar. 2016.
  • [5] CARREAS, C. Libros científicos, atuales y comprensibles. In: Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria, 2011. Disponível em: Acesso em: jan 2016.
  • [6] FARIAS, Priscila. Legibilidade e tipografia. Tupigrafia 3, 2002.
  • [7] GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do gato, 2015.
  • [8] GARRALÓN, Ana. Ficción e información: tendencias en los livros de conocimentos. In: Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria, 2011. Disponível em < http://prensahistorica.mcu.es/es/catalogo_imagenes/grupo.cmd?path=1000127245&bt=europeanaapi>. Acesso em: jan 2016.
  • [9] HASLAM, A. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2010.
  • [10] HOSTETLER, S.C. Integrating typography and motion in visual communication. Cedar Falls, IA, EUA: University of Northern Iowa, 2006. Disponível em: Acesso em 30 mar. 2016.
  • [11] LEEUWEN, Theo van. Towards a semiotics of typography. Information design journal, 2006. Disponível em Acesso em 04 mai. 2016.
  • [12] LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • [13] LUPTON, Ellen. Tipos na tela. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
  • [14] LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [15] SAMARA, Timothy. Guia de design editorial. Porto Alegre: Bookman, 2011a.
  • [16] SAMARA, Timothy. Guia de tipografia. Porto Alegre: Bookman, 2011b.
  • [17] SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
  • [18] TURGUT, Ozden Pektas. Kinetic typography in movie title sequences. Artsedu, 2012. Disponível em Acesso em 04 mai. 2016.
Como citar:

Woloszyn, Maíra; Licht, Marcele Cassol; Gonçalves, Berenice Santos; "A TIPOGRAFIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIGITAL INFORMATIVO: ANÁLISE DE UM EXEMPLO", p. 5021-5032 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0430

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações