Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A Tecnologia de Realidade Aumentada como sistema de informação complementar em produtos - um levantamento de aplicações em embalagens

Acioly, Angélica de S. G. ; Andrade, Allisson José F. de ; Nascimento, Lidia Perside G. ; Soares, Marcelo Márcio ;

Artigo completo:

A Tecnologia de RealidadeAumentada tem sido utilizada como sistema de informação complementar e deinteração em embalagens. A fim de conhecer melhor tal utilização e asinterfaces envolvidas, este artigo apresenta um levantamento de sistemas deRealidade Aumentada Móvel (RAM) aplicados a embalagens. O levantamentoapresentado foi conduzido a partir de uma pesquisa de natureza bibliográfica, arespeito dos conceitos e aplicações da tecnologia abordada; e de uma pesquisade campo realizada no mercado nacional e internacional, além de sites deempresas, agências de marketing/noticias e de aplicativos de RAM. O artigoapresenta ainda, um breve histórico das aplicações, bem como a evolução dasinterfaces adotadas e ampliação dos seus objetivos e conteúdos. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Realidade aumentada, sistema de informação, embalagens ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-107

Referências bibliográficas
  • [1] ACIOLY, A. S. G.; SOARES, M. M.; AREZES, Pedro. M. 2015. Possible uses of augmented reality as a tool for guidance of users of packages. Editores: AREZES et al. Occupatiojnal Safety and Hygiene III. London: CRC Press - Taylor & Francis Group: London. 2015. pp. 457- 460. ACIOLY, A. S. G. 2016. A Realidade Aumentada como ferramenta para orientação de uso e de segurança em embalagens. Tese de doutorado. PPGDesign. Universidade Federal de Pernambuco: Recife/PE. AHONEN, T. 2015. The Future of Packaging in FMCG Using Augmented Reality. In: , 2016.
Como citar:

Acioly, Angélica de S. G.; Andrade, Allisson José F. de; Nascimento, Lidia Perside G.; Soares, Marcelo Márcio; "A Tecnologia de Realidade Aumentada como sistema de informação complementar em produtos - um levantamento de aplicações em embalagens", p. 1141-1152 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-107

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações