resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A taxonomia de Kirk: um novo olhar para os gráficos estatísticos em periódicos científicos na área de artroscopia médica.

-

KUPCZIK, Vanessa ; SPINILLO, Carla Galvão ;

resumo:

A visualização de dados é utilizada para gerar gráficos com base em dados estatísticos. Estes gráficos são utilizados em estudos científicos para ilustrar, explorar e explicar os dados encontrados. Todavia, pouco se tem estudado sobre a função da visualização de dados em periódicos científicos na perspectiva do design da informação. Este estudo traz um uma breve história dos gráficos, um levantamento de gráficos em nove edições do periódico científico internacional Arthroscopy com base na classificação proposta por Kirk em 2012. Os resultados mostraram a maior incidência de gráficos com propósitos de comunicação de comparação de categorias e mudanças ao longo do tempo. Porém, a classificação de Kirk não contemplou alguns gráficos da amostra. Conclui-se que esta classificação, apesar de pertinente, não foi suficiente para categorizar os gráficos estatísticos da amostra. Com base neste estudo foram propostas novas categorias de gráficos estatísticos para a classificação de Kirk.

resumo:

-

Palavras-chave: visualização de dados; taxonomia de Kirk; gráficos estatísticos; artroscopia,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Design e Tecnologia

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

KUPCZIK, Vanessa; SPINILLO, Carla Galvão; "A taxonomia de Kirk: um novo olhar para os gráficos estatísticos em periódicos científicos na área de artroscopia médica.", p. 6073 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Design e Tecnologia

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações