Artigo - Open Access.

Idioma principal

A SINTAXE VISUAL NO DESIGN DE INTERFACE DO BOOK APP INFANTIL TREASURE KAI AND THE LOST GOLD SHARK ISLAND

Teixeira, Deglaucy Jorge ; Nunes, Juliane Vargas ; Gonçalves, Berenice S. ; Sousa, Richard Perassi Luiz de ;

Artigo:

O livro infantil ilustrado apresentado em suportes digitais, como tablets e e-­‐readers, permite o incremento de recursos interativos, elementos dinâmicos e estímulos sonoros que o transformam em um produto hipermídia. Este artigo, entretanto, apresenta um estudo descritivo-­‐analítico que, especificamente, trata da estrutura gráfico-­‐visual do ebook infantil Treasure Kai and the Lost Gold Shark Island. Considera-­‐se a sintaxe visual do produto, descrevendo o arranjo dos elementos visuais básicos junto aos princípios de design como estratégia de comunicação na interface gráfica. Tais questões definem a organização visual da publicação, que deve ser legível para interface e coerente com o sentido geral da mensagem. Com base neste estudo, identificou-­‐se estratégias utilizadas para definira estrutura gráfico-­‐visual do ebook infantil. Dentre elas destaca-­‐ se as características formais, cor e texturas utilizadas para diferenciar os objetos interativos, tratamentos específicos em planos de fundo para enfatizar ou indicar as mudanças ocorridas no fluxo da história e contrastes que contribuem para percepção dos elementos e indicar hierarquias no processo de leitura.

Artigo:

The children''s picturebook presented in digital media, such as tablets and e-­‐readers, allows the growth of interactive features, dynamic elements and sound stimuli that make it a hypermedia product. This paper, however, presents a descriptive-­‐analytical study that specifically addresses the visual graph structure of child ebook Treasure Kai and the Lost Gold Shark Island. The visual grammar of the product is considered, describing the basic arrangement of visual elements in the principles of design as a communication strategy in the graphical interface. Such questions define the visual organization of the publication, which should be readable and coherent interface with the general meaning of the message. Based on this study, was identified strategies used will define visual graph structure of child ebook. Among them stands out the formal characteristics, color and textures used to differentiate interactive objects, specific treatments backgrounds to emphasize or indicate the changes in the flow of history and contrasts that contribute to the perception of the elements and display hierarchies in the process reading.

Palavras-chave: Livro Infantil ilustrado, Book app infantil, Sintaxe Visual., Children''s picturebook, Children''s book app, visual grammar.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00717

Referências bibliográficas
  • [1] COSTELO, Vic et. al. Multimedia Foundations: core concepts for digital design. Waltham, MA ‐ USA: Focal press/Elsevier, 2012.
  • [2] CULLINAN, Bernice E. et al. Literature and the child. 8.ed. Belmont –USA: Wadsworth Cengage Learning, 2014.
  • [3] DONDIS, Donis A.; CAMARGO, Jefferson Luiz. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins fontes, 200
  • [4] FARBIARZ, Alexandre. Entre o linear e o não linear do texto impresso ao eletrônico. In: FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ, Alexandre; COELHO, Luiz Antônio L. (Org.). Os Lugares do Design na Leitura. Rio de Janeiro: Novas Idéias, 2008. P. 53‐89.
  • [5] GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras editora, 2000. LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [6] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole.Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [7] SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e‐Book: adaptação de Alice no país das maravilhas de Através do espelho para iPad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. 246 p. Tese (doutorado) – Programa de pós‐graduação em letras, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2012.
  • [8] CAMPOS, Amanda; SOUSA, Richard. A representação visual da moda nos suportes gráficos. In: CULTURA VISUAL, n. 18, dezembro/2012, Salvador: EDUFBA, P. 41‐59.
  • [9] NUNES, Juliane Vargas; GONÇALVES, Berenice Santos. Legibilidade e leiturabilidade em aplicativos para celular smartphone. In: INTERACTION SOUTH AMERICA 2013, 2013, RECIFE. Anais do 5º Congresso Internacional de Design de Interação, 2013. v. 1.
  • [10] BIRCHER, K. What makes a good picture book app? The Horn Book Magazine, p.72‐78, março/abril, 2012. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.hbook.com/2012/02/using‐books/what‐makes‐a‐good‐picture‐book‐app/ Andgt;. Acesso em 16 fev. 2014.
  • [11] DUARTE, Márcio. Ebook: desvendando os livros feitos de pixels. Brasília: PageLab, 2010. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.slideshare.net/marciom10Andgt;. Acesso em 15 março 2014.
  • [12] PERASSI, Richard Luiz de Souza. Gramática comparada da representação gráfica. Convergências, Castelo Branco, v. 6, p.1‐10, 30 nov. 2010. Semestral. Disponível na internet por http em: Andlt;http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/92Andgt;. Acesso em 26 jan. 2013.
  • [13] TEIXEIRA, Deglaucy Jorge et. al. Os códigos de linguagem como potencializadores da interação em aplicativos de literatura infantil: uma análise do app cinderella de nosy crow. In: 4o Congresso Internacional CBL do Livro Digital. São Paulo, 20 Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.congressodolivrodigital.com.br/site/ trabalhos‐ cientificosAndgt;. Acesso em 12 fev. 2014.
Como citar:

Teixeira, Deglaucy Jorge; Nunes, Juliane Vargas; Gonçalves, Berenice S.; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "A SINTAXE VISUAL NO DESIGN DE INTERFACE DO BOOK APP INFANTIL TREASURE KAI AND THE LOST GOLD SHARK ISLAND", p. 79-91 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00717

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações