Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

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A simulação computacional no ensino da temática de Terra como corpo cósmico

NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A.;

Artigo:

Seja na educação básica, educação profissional ou nível superior, os conteúdos físicos ainda são apresentados, muitas vezes, de forma tradicional, sendo reproduzidos a partir de materiais instrucionais de forma estática e pouco contextualizada. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma proposta metodológica, para o ensino de Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal de Newton. Estes conteúdos integram a temática de Terra como corpo cósmico, necessária para o ensino de fenômenos astronômicos. Foi utilizado para simulação computacional o software My Solar System, um Objeto de Aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualitativa, ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma de PROEJA (Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional). Durante o processo de intervenção, verificou-se indícios de aprendizagem significativa por parte dos discentes no que se refere à compreensão dos conceitos supracitados. Assim, é possível argumentar que a proposta desenvolvida apresentou-se como um material potencialmente significativo.

Artigo:

Be on basic education, professional education or during the undergraduate programs, the physical contents are still presented often in traditional, merely being reproduced from instructional materials so ready and finished. In this paper, we show some results of a methodological approach, based on the cognitive psychology of Ausubel, for thematic teaching of Earth as cosmic body. The data presented are results within the master thesis of the first author. The methodological procedures occurred with learning objects. The software used as tools for computer simulation, in a qualitative research, through an educational intervention with students from PROEJA (National Program of Integration between Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education). Throughout the intervention process, conceptual changes we saw on the part of students and evidence of meaningful learning in motion. So, possibly the proposed methodology, introduced himself as a potentially significant material.

Palavras-chave: Simulação computacional, Objetos de aprendizagem, Ensino de Física,

Palavras-chave: Modeling Computer, Learning objects, Physics Education,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-029

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Como citar:

NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A.; "A simulação computacional no ensino da temática de Terra como corpo cósmico", p. 121-126 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-029

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