Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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A sala de aula da terceira idade sob o olhar da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído

The elderly classroom under the view of the Ergonomic Methodology of the Built Environment

Marques, Arthur José Silva ; Araújo, Railde Paula Diniz ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ; , ;

Artigo:

A educação tem-se mostrado benéfica para um processo de envelhecimento ativo, pois permite a atualização e obtenção de conhecimento. As Universidade Abertas para a Terceira Idade – UNATI’s, são espaços educacionais onde os discentes sentem-se pertencentes e ativos. Entretanto, estas instituições funcionam em espaços que não atendem as especificidades destes usuários. Assim, estudos ergonômicos, principalmente sob a ótica da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído – MEAC, permitem compreender os constrangimentos e os desconfortos ambientais, pois, investiga o ambiente construído segundo duas vertentes, uma física, analisando o espaço físico-ambiental, e outra psicológica, onde entra a percepção do usuário sobre o ambiente analisado. Deste modo, a presente pesquisa investiga as salas de aula da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI, almejando construir conhecimento teórico- científico para propor recomendações para a configuração de ambientes educacionais que dialoguem com as limitações do discente idoso. Ainda mais, por entender que estas instituições educacionais serão fundamentais para estes indivíduos nesse momento pós isolamento social.

Artigo:

Education has been shown to be beneficial for an active aging process, as it allows for updating and obtaining knowledge. The Open Universities for the Third Age - UNATI's, are educational spaces where students feel belonging and active. However, these institutions work in spaces that do not meet the specificities of these users. Thus, ergonomic studies, mainly from the perspective of the Ergonomic Methodology of the Built Environment - MEAC, allow us to understand the environmental constraints and discomforts, since it investigates the built environment according to two aspects, one physical, analyzing the physical-environmental space, and the other psychological. , where the user's perception of the analyzed environment enters. Thus, the present research investigates the classrooms of the Integrated University of the Third Age - UNITI, aiming to build theoretical-scientific knowledge to propose recommendations for the configuration of educational environments that dialogue with the limitations of the elderly student. Even more, because I understand that these educational institutions will be fundamental for these individuals at this time after social lockdown.

Palavras-chave: ambiente construído; educação; terceira idade,

Palavras-chave: built environment; education; elderly,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-62

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Como citar:

Marques, Arthur José Silva; Araújo, Railde Paula Diniz; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; , ; "A sala de aula da terceira idade sob o olhar da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído", p. 971-989 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-62

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