CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A representação do feminino: uma análise das capas de Orgulho e Preconceito de Jane Austen

The representation of femininity: an analysis of the covers of Pride and Prejudice by Jane Austen

Mota, Meiriédna Queiroz ; Souza, Rosângela Vieira de ; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz ;

CIDI:

O objetivo desse artigo é explicar como a imagem do feminino, retratada nas capas dos livros Orgulho e Preconceito, publicadas no Brasil entre os anos 1970 e 2021, pode ser articulada com a persona construída a partir da leitura do texto. O problema da pesquisa considera se é possível retratar o feminino em imagens que não representam um estereótipo de gênero em capas de livros de romance no qual a protagonista é feminina. A hipótese é de que poderíamos fazer inferências sobre a problemática, partindo do arquétipo da heroína, da jornada da heroína e do páthos feminino inseridos no design das capas. Para isso, a metodologia foi organizada para uma pesquisa aplicada, com o objetivo explicativo, procedimentos bibliográficos e documental, de natureza de dados qualitativos e de campo. Os resultados apresentados, confirmam a hipótese ao entender que é possível criar inferências com o arquétipo e a jornada da heroína, e o páthos feminino, a partir do design das capas.

CIDI:

The aim of this article is to explain how the portrayal of femininity, depicted on the covers of the book Pride and Prejudice, published in Brazil between 1970 and 2021, can be linked to the persona constructed through the reading of the text. The research problem considers whether it is possible to portray femininity in images that do not represent a gender stereotype on romance book covers featuring a female protagonist. The hypothesis is that inferences about this issue could be made by examining the archetype of the heroine, the heroine's journey, and the feminine pathos incorporated in the cover designs. To achieve this, the methodology was structured as an applied research, with an explanatory objective, employing bibliographic and documentary procedures, utilizing qualitative and field data. The presented results confirm the hypothesis by showing that it is indeed possible to draw inferences about the archetype and journey of the heroine, as well as the feminine pathos, based on the cover designs.

Palavras-chave: Imagem do feminino; heroína; arquétipo; páthos; capas de livro,

Palavras-chave: Image of femininity; heroine; archetype; pathos; book covers,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-91_651091

Referências bibliográficas
  • [1] Butler, J. (2018). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
  • [2] Campbell, J. (1997). O herói de mil faces. São Paulo, SP: Ed. Cultrix/Pensamento.
  • [3] Chevalier, J. & Gheerbrant, A. (2021). Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números (35ª ed.). Rio de Janeiro, RJ: José Olympio.
  • [4] Flusser, V. (2017). O mundo codificado. São Paulo, SP: Ubu Editora.
  • [5] Goffman, E. (1987). Gender advertisements. New York: Harper Torchbooks.
  • [6] Gornick, V. (1987). Introduction. In E. Goffman. Gender advertisements (pp. VII–IX). New York: Harper Torchbooks.
  • [7] Kress, G. & Van Leeuwen (2006). Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge.
  • [8] Manguel, A. (2001). Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
  • [9] Murdock, M. (2022). A jornada da heroína: A busca da mulher para se reconectar com o feminino. Rio de Janeiro, RJ: Sextante.
  • [10] Oliveira, G. A. F. & Lima, S. (2021). Análise semântica de capas tipográficas de livros feministas: discussões sobre performatividade de gênero. InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, 18(2). https://doi.org/51358/id.v18i2.932
  • [11] Vogler, C. (2006). A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores (2ª ed.). Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira.
  • [12] Warburg, A. (2018a). Mnemosyne. O atlas de imagens. Introdução. In: C. Fernandes (Org.), A presença do Antigo (pp. 217-229). Campinas, SP: Editora da Unicamp.
  • [13] Warburg, A. (2018b). O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do primeiro Renascimento. In: C. Fernandes (Org.), A presença do Antigo (pp. 91-140). Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Como citar:

Mota, Meiriédna Queiroz; Souza, Rosângela Vieira de; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; "A representação do feminino: uma análise das capas de Orgulho e Preconceito de Jane Austen", p. 1377-1389 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-91_651091

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações