Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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A relevância da inovação e o design paraempresas: reflexão sobre a perspectiva de pesquisacientífica na pós-graduação

The relevance of innovation and design for companies: reflection on scientificresearch perspective in post graduation

Garcia, Lucas Jorge; Junior, Galdenoro Botura;

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Com a crescente produtividade brasileira no meio científico, as empresas investem em parcerias paraproduzir pesquisas que possam contribuir para o bem social e tecnológico, com estudos cada vez maisinterdisciplinares, como ocorre na área do Design. Com o objetivo de refletir sobre o Design eInovação no âmbito mercadológico, o artigo apresenta argumentos teóricos levantados de pesquisasna teoria do design, por meio de um estudo de caso de teses desenvolvidas em programa de pósgraduação. Pode-se considerar que as oportunidades para o mercado são prósperas quando se tratade design e inovação, principalmente nas empresas, das quais trabalham diretamente com usuáriosde modo a encontrar algum diferencial metodológico para promover interação e relacionamento.

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With the growing Brazilian productivity in the scientific world, companies invest inpartnerships to produce research that can contribute to the social and technological good, withincreasingly interdisciplinary studies, as in the area of Design. In order to reflect on Design andInnovation in the marketing sphere, the article presents theoretical arguments raised from research inthe theory of design, through a case study of theses developed in a graduate program. It can beconsidered that the opportunities for the market are prosperous when it comes to design andinnovation, especially in companies, of which they work directly with users in order to find somemethodological differential to promote interaction and relationship.

Palavras-chave: Design; Inovação; Competitividade de mercado; Projeto em Design.,

Palavras-chave: Design; Innovation; Market competitiveness; Design project’s.,

DOI: 10.5151/cid2020-13

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Como citar:

Garcia, Lucas Jorge; Junior, Galdenoro Botura; "A relevância da inovação e o design paraempresas: reflexão sobre a perspectiva de pesquisacientífica na pós-graduação", p. 153-164 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-13

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