Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO LITERÁRIO EXTRA-ESCOLAR E CANÔNICO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DIALÓGICA

VIEIRA, Marília Daniele Soares ; FAUST, André Luiz Frizon ;

Artigo Completo:

O presente artigo trata da relação entre o letramento literário extra-escolar e as práticas de leitura obrigatórias na esfera escolar, através de análise de caso obtido por meio de entrevistas em profundidade, do tipo semi-aberta, realizadas numa escola da rede estadual, na grande Cuiabá. Nesse estudo de caso estão relatadas evidências da apropriação de discurso de As Crônicas de Gelo e Fogo em cartazes dos protestos de 2013, bem como a relação do aluno leitor e autor com seu professor de Língua Portuguesa, quem não encara a leitura do universo transmidiático de ficção fantástica norte-americana como prática letrada. A fim de embasar a análise de tais dados, serão contrastados os documentos oficiais atinentes às práticas de leitura e letramento literário – tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) – e conceitos obtidos através da promoção de diálogo entre aspectos teóricos discutidos pelos estudiosos Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Dessa maneira, objetiva-se alcançar a compreensão da função linguística de tais obras, bem como a relevância das práticas pessoais e individuais de leitura – sejam elas canônicas ou não – como parte constituinte da identidade do sujeito leitor. Retomando também o conceito de instrumentalização do texto como unidade de ensino da língua, independentemente de enquadramento literário ou rotulação editorial.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Letramento Literário, Práticas de Leitura, Cultura Pop, Transmídia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-044

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 200
  • [2] BAKHTIN, M. M. Marxismo e a Filosofia da Linguagem. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1929.
  • [3] ______, M. M. O Discurso no Romance: Questòes de Literatura e estética. ed. São Paolo: Hucitec, 1934
  • [4] ROJO, R. Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania. In: Anais do SEE: CENP, São Paulo, 2003. Disponível em: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.
  • [5] SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola, Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Como citar:

VIEIRA, Marília Daniele Soares; FAUST, André Luiz Frizon; "A RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO LITERÁRIO EXTRA-ESCOLAR E CANÔNICO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DIALÓGICA", p. 561-569 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-044

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações