artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A relação entre a ferramenta de Construção de Cenários Futuros e as estratégias metacognitivas: uma abordagem das Neurociências acerca do Design

The relationship between the Design Orienting Scenarios tool and metacognitive strategies: a Neuroscience approach to Design

VANZ, Samanta ;

artigo:

O presente trabalho relaciona as estratégias metacognitivas com a ferramenta de construção de cenários futuros, utilizada de forma coletiva para auxiliar a tomada de decisão dentro do contexto projetual. Para a operacionalização dos objetivos, foram elaborados três instrumentos para a avaliação dos dados: as fichas de estrutura, que procuraram descrever a estrutura da ferramenta; o formulário, para descrever a composição estrutural da ferramenta e as relações entre as fases; e o inventário de análise, que procurou identificar elementos da metacognição. Os dados sugeriram que a ferramenta de construção de cenários futuros permite explorar em maior grau as estratégias metacognitivas relacionadas ao planejamento e ao gerenciamento de informação, sendo possível presumir que a mesma é um instrumento importante para a aprendizagem colaborativa em contextos de projetos, e a introdução de elementos da metacognição em sua estrutura pode potencializar o uso desta ferramenta para a aprendizagem.

artigo:

This study focused to relate the metacognitive strategies with the aspects present in Design Orienting Scenarios, a tool of scenario building technique, in teaching and learning groups, to assist decision making in design context. Three instruments for evaluation of the data were elaborated to achieve the purposes: structure cards, to decompose and describe its structure; the form, to describe its structural composition and the relationship between the phases; and the analysis inventory, to identify the elements of metacognition present in a case study. The analysis of the data suggested that Design Orienting Scenarios tool allows to explore the metacognitive strategies related to planning and information management. Then, it was possible to assume that the Design Orienting Scenarios tool is an important instrument for collaborative learning in project contexts, and the application of metacognitive strategies in its structure can enhance the use of this tool for learning in groups.

Palavras-chave: ferramenta de construção de cenários futuros; metacognição; aprendizagem,

Palavras-chave: Design Orienting Scenarios tool; metacognition; learning,

DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

VANZ, Samanta; "A relação entre a ferramenta de Construção de Cenários Futuros e as estratégias metacognitivas: uma abordagem das Neurociências acerca do Design", p. 1844-1858 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações