Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DE PESQUISADORES PARANAENSES

DENARDI, Didiê Ana Ceni; SOUZA MACHADO, Ederson Henrique de; CAMILOTTI, Camila Paula;

Artigo Completo:

Conhecer como se dá a (re)construção da identidade profissional docente é crucial para o aprimoramento de cursos de formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais, neste caso de língua inglesa. Baseando-se nesse pressuposto, este artigo visa apresentar resultados preliminares do projeto de pesquisa “(Re)construção da identidade do professor de língua inglesa sob a ótica de pesquisadores paranaenses”, cujo objetivo é o de investigar o conceito de identidade e conceitos adjacentes discutidos nos estudos referentes à formação de professores de Língua Inglesa desenvolvidos por pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de instituições de ensino do Paraná no período de 2007 a 2016, bem como fazer um levantamento das características presentes nos estudos selecionados. Os dados foram coletados através de busca de trabalhos sobre a temática nos curriculum lattes de professores de programas de pós-graduação em Letras/Linguística de universidades estaduais e federais do Paraná, reconhecidos pela CAPES, verificando-se na seção “publicações em periódicos”, artigos cujo título continha a palavra “identidade” e que esses estivessem relacionados à formação de professores de inglês. Cinco artigos foram identificados e tomados para uma análise descritiva. Os estudos foram analisados utilizando-se dos tópicos: a) contexto de produção; b)objetivo; c) definição do conceito de identidade profissional docente; d) metodologia de pesquisa e e) resultados e conclusões dos pesquisadores Em geral, os estudos apontam para o conceito da identidade profissional do professor de inglês como um processo reflexivo que está em constante transformação devido às mudanças na sociedade contemporânea e que se constitui na interação com o outro através das experiências no trabalho e em outros contextos sociais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: (Re)construção da identidade profissional; Professor de inglês; Contexto paranaense,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-020

Referências bibliográficas
  • [1] CELANI, M.A.A.; MAGALHÃES, M.C.C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Discurso de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 319-337.
  • [2] DA SILVA; GREGGIO, S. ; LUCENA, C. ; DENARDI, D. A.C. ; G.G. Narratives: unveiling teachers' identities. Signum. Estudos de Linguagem, v. 10, p. 199-222, 2007.
  • [3] DENARDI, D. A. C. ; OLIVEIRA, S. M. . Uma análise linguístico-discursiva das marcas identitárias do professor de língua inglesa. Eutomia (Recife), v. 1, p. 562-580, 2014.
  • [4] DENARDI, D. A. C. ; GIL, G. . How do i see myself? What do I want to become? A study on English as an additional language teachers' identity reconstruction. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 54, p. 137-160, 2015.
  • [5] ELBAZ, F. The teacher’s “practical knowledge”: report of a case study. Curriculum Inquiry, 1981, 11/1, p. 43-71.
  • [6] GAMERO, R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Construção de Identidade Profissional no Estágio de Regência de Inglês. Revista Eletrônica do Pro-Docência, 2013, v. 1, p. 80-92.
  • [7] GIMENEZ, T. Reflective teaching and teacher education: contributions from teacher training. Linguagem & Ensino, 1999, 2/2, 129-143.
  • [8] GIMENEZ, T. Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: EDUEL, 2002.
  • [9] JOHNSON, K. ; FREEMAN, D. Teacher learning in second language teacher education: a socially-situated perspective. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, 2001, 1/1, p.53-6
  • [10] JORDÃO, C. M.. A posição de professor de inglês no Brasil: hibridismo, identidade e agência. Letras & Letras (Online), 2010,v. 26, p. 427-442.
  • [11] NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.
  • [12] RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Editora Parábola, 2003.
  • [13] RICHARDS, J. C. The scope of second language teacher education. In J. C. Richards (Org.). Beyond Training. Cambridge: Cambridge University Press. 1998, p. 1- 48.
  • [14] SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 1987, 57/1, p. 1-22.
  • [15] TELLES, J. A. Metaphors as coalescences of teachers’ beliefs of language, their students and language teaching. Revista do Instituto de Letras, 1997, 16, 1/2, p. 86-1
  • [16] VIGOTSKY, L.S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1978.
  • [17] ZEICHNER, K. M. Educating reflective teachers for learner-centered education: possibilities and contradictions. In: T. Gimenez (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003, p. 3-19.
Como citar:

DENARDI, Didiê Ana Ceni; SOUZA MACHADO, Ederson Henrique de; CAMILOTTI, Camila Paula; "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DE PESQUISADORES PARANAENSES", p. 241-253 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações