Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A realidade aumentada como ferramenta para turismo

Oliveira, Daniel Batista de; Silva, Tiago Barros Pontes e;

Artigo completo:

Este artigo buscainvestigar as tecnologias de uso de informações virtuais enquanto complementosdo espaço material e a sua aplicação no âmbito do turismo. Procura-se discutira sua potencialidade e viabilidade sob a perspectiva da economia criativa.Nesse sentido, os campos de turismo e economia criativa são apresentados, assimcomo o conceito de realidade aumentada para, em seguida, analisar algumasferramentas já existentes que empregam essa tecnologia dentro do contextodelimitado. Os resultados apontam que, apesar de já existirem algumasalternativas presentes de uso de realidade aumentada nesse campo, há ainda umespaço latente para o fomento do turismo sob ótica da economia criativa com oauxílio e tecnologias que misturam informações de ambientes virtuais com osambientes concretos.

Artigo completo:

Palavras-chave: Economia criativa, realidade aumentada, turismo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-071

Referências bibliográficas
  • [1] AZUMA, Ronald T.1997. A Survey in Augmented Reality. In: Presence: Teleoperators and Virtual Environments 6: 355-385. Cambridge, MA, USA: MIT Press. BARRETTO, Margarita Barretto. 2006. Manual de Iniciação ao estudo do Turismo. São Paulo: Editora Papirus. COUTO, Frederico Groth. 2010. Gerenciamento de projetos no âmbito da Economia Criativa – Um estudo de caso das “Incubadoras Rio Criativo”. Dissertação (Engenharia de Produção) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.
Como citar:

Oliveira, Daniel Batista de; Silva, Tiago Barros Pontes e; "A realidade aumentada como ferramenta para turismo", p. 746-753 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-071

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações