Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A PUBLICAÇÃO PERIÓDICA ILUSTRADA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX

Fonseca, Letícia Pedruzzi;

Artigo Completo:

O presente artigo aborda a modernidade e o papel das revistas ilustradas como mediadoras do confronto entre a população e as novidades da convivência urbana e dos inúmeros novos produtos oitocentistas. Apresenta de forma abrangente como se iniciou e consolidou a publicação de revistas ilustradas no Brasil, apresentando os principais títulos, seus produtores e inovações. São levantadas informações sobre os projetos gráficos e a tecnologia utilizada na produção das revistas, traçando um panorama da publicação periódica ilustrada na segunda metade do século XIX. Por fim, são apresentadas as principais características gráficas das revistas ilustradas oitocentistas, de forma a destacar peculiaridades e semelhanças.

Artigo Completo:

Palavras-chave: modernidade; revistas ilustradas brasileiras; século XIX; produção gráfica; história do design.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0037

Referências bibliográficas
  • [1] BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Concepção e organização Jérôme Dufilho e Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
  • [2] CARDOSO, Rafael (Org). Impresso no Brasil, 1808-1930: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.
  • [3] _____ (Org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  • [4] _____. Uma introdução à história do design. 3. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2008.
  • [5] FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. Introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
  • [6] KNAUSS, Paulo et al. (organizadores). Revistas Ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
  • [7] MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista. Imprensa e práticas culturais em tempos de República (1890-1922). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2008.
  • [8] NERY, Laura Moutinho. A caricatura: microcosmo da questão da arte na modernidade. 2006. 233 f. Tese (Doutorado) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  • [9] _____; Henrique Fleuiss e sua Semana Ilustrada. Revista Educação em Linha. p. 64-66, 2011.
  • [10] OLIVEIRA, Claúdia de; VELLOSO, Monica P.; LINS, Vera. O moderno em revistas: representações do Rio de Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond, 20
  • [11] ROCHE, Daniel. O povo de Paris: ensaio sobre a cultura popular no século XVIII. São Paulo: Edusp, 2004.
  • [12] SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso – a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
  • [13] SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • [14] SODRÉ, Nelson Wernek. História da Imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
  • [15] SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Como citar:

Fonseca, Letícia Pedruzzi; "A PUBLICAÇÃO PERIÓDICA ILUSTRADA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX", p. 424-436 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações