Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A publicação independente brasileira no Século XXI: O caso da Editora Elefante

Brazilian independent publishing in the XXIst Century: The case of Editora Elefante

ALENCAR, Maria Luísa Acioli Falcão de ; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo:

Considerando o mercado independente brasileiro, este trabalho investiga a editora paulista Elefante, fundada em 2011 por Tadeu Breda e Bianca Oliveira, cuja produção aborda temáticas político-sociais emergentes. Obedecendo ao recorte 2011-2021, caracteriza-se a Elefante e suas publicações, destacando valores simbólicos atrelados a estas, evidenciando o contexto atravessado pela editora e explorando a relação entre os sócios-fundadores e a cena, suas intenções e o campo em que desejam atuar. O método de pesquisa contempla literatura acerca do livro, editoração independente e a abordagem da Micro-História; coleta de dados mediante entrevista semiestruturada com os sócios-fundadores, exemplos emblemáticos da trajetória da editora; e análise de dados que possibilita conclusões quanto à influência da linguagem gráfica e linha editorial na valoração das publicações da Elefante, a união entre forma e conteúdo no processo de significação do livro, particularidades da editora e a visão de seus agentes sobre a definição de uma editora independente.

Artigo:

Considering the Brazilian independent market, this paper investigates Elefante, a publishing house founded in 2011 by Tadeu Breda and Bianca Oliveira, with a production comprising emergent socio-political subject matters. Focusing on the time frame of 2011-2021, we characterize Elefante and its publications, highlighting symbolic values linked to them, underlining the context it passes through as well as exploring relations between founding partners and the scene, their intentions, and the field they aim to operate in. The research method includes literature on book matters, independent publishing, and a approach in Microhistory; data gathering via semi-structured interview with Breda and Oliveira, emblematic examples of Elefante’s trajectory; and data analysis that conclude on the influence of graphical language and editorial line to the estimation of Elefante’s publications, form and content on the book’s signification process, particularities of the publisher, and the perspective of its agents on the definition of an independent publisher.

Palavras-chave: Editora Independente; Design do livro; Cena independente brasileira.,

Palavras-chave: Independent publisher; Book Design; Brazilian independent scene.,

DOI: 10.5151/ped2022-7952260

Referências bibliográficas
  • [1] BARCELLOS, M. A. O sistema literário brasileiro atual: pequenas e médias editoras. 149f. Tese (doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.
  • [2] BARROS, J. Sobre a feitura da Micro-História. In: Revista OPSIS. Catalão, vol. 07. n. 09, jul/dez 2007.
  • [3] CARDOSO, R. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Ubu, 2017.
  • [4] CHARTIER, R. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 201
  • [5] COLLEU, G. Editores independentes: da idade da razão à ofensiva? Rio de Janeiro: Libre, 2007.
  • [6] EDITORA ELEFANTE. Quem faz a Elefante. Disponível em: . Acesso em novembro de 2021.
  • [7] MELOT, M. Livro,. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
  • [8] MATTAR, L. L. O design de livro de editoras independentes paulistanas. 212f. Dissertação (mestrado em Design). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
  • [9] MUNIZ JR., J. S. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). 335f. Tese (doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
  • [10] NEVES, L. Memória e História: potencialidades da história oral. In: Revista ArtCultura. Uberlândia, vol. 05. n. 06, jan/jun 2003.
  • [11] POUPART, J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • [12] Entrevista
  • [13] Entrevista concedida a Maria Luísa Alencar por Bianca Oliveira e Tadeu Breda, com 1h 15min de duração. [videoconferência]. Chamada ocorrida por Google Meet em . 13 dez de 2021.
Como citar:

ALENCAR, Maria Luísa Acioli Falcão de; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar; "A publicação independente brasileira no Século XXI: O caso da Editora Elefante", p. 6118-6130 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7952260

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações