Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A prática docente de José Zanine Caldas na França

José Zanine Caldas teaching practice in France

CARVALHO, Amanda Beatriz Palma de ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigo:

O trabalho se refere à pesquisa atualmente em desenvolvimento durante intercâmbio na França, que se iniciou no dia 14 de setembro de 2021. A escolha do país para intercâmbio se relaciona ao fato de José Zanine Caldas ter lecionado, como professor convidado, em escolas de arquitetura de Lyon, Grenoble, Saint-Etienne e Paris. Além disso, ele ministrou aulas em Lausanne, na Suíça. Lyon, cidade escolhida como estadia, é, geograficamente, o ponto central entre essas cidades. Os objetivos desta pesquisa são: a) coleta de dados sobre a atividade docente de Zanine nas instituições. Para isso contaremos com entrevistas, pesquisa iconográfica e de documentações; b) análise dos documentos a fim de compreender a metodologia de ensino de Zanine. As entrevistas serão gravadas, sempre que possível, com áudio e imagem. Depois, serão transcritas. A busca de documentação acontecerá nas universidades nas quais ele deu aulas e, também, nas bibliotecas das cidades. Como desafios encontrados até o momento, podemos destacar a dificuldade em encontrar os planos de aula dentro das instituições, pois muitas dessas aulas foram ministradas dentro de outros disciplinas. Alguns professores já foram localizados, mas não todos. As limitações se referem ao período estudado, como essas aulas aconteceram na década de 1990, exigem que os entrevistados tenham uma boa memória. A vantagem principal da pesquisa é o fato de a pesquisadora residir na França pelo período de um ano, o que só foi possível com o apoio de bolsa PrInt da CAPES. Como resultados destacamos entrevista já realizada com o cineasta Claude Gallot, a fotógrafa Florense Gruère e o professor da escola de arquitetura de Grenoble Patrice Doat. Encontrou-se documentos inéditos que mostram duas escolas que Zanine criou no Brasil, uma delas com Darcy Ribeiro, além de fotografias e rascunhos de projetos educacionais criados por Zanine e pelos professores de Grenoble.

Artigo:

This work refers to the research currently under development during the exchange in France, which began on September 14, 2021. We choosed France because José Zanine Caldas has taught, as a guest teacher, in architecture schools in Lyon, Grenoble, Saint-Etienne and Paris. In addition, he gave classes in Lausanne, Switzerland. Lyon, the city chosen as residence, is geographically the central point between these cities. The objectives of this research are: a) collect data on Zanine's teaching activity in the institutions. For that we will make interviews, search for iconography and documents; b) analysis of the documents in order to understand Zanine's teaching methodology. The interviews will be recorded, whenever possible, with audio and image. Afterwards, they will be transcribed. The search for documentation will take place in the universities where he gave classes and also in the libraries of the cities. As challenges encountered so far, we can highlight the difficulty in finding the lesson plans within the institutions, as many of these classes were taught within other disciplines. Some teachers have been located, but not all. The limitations refer to the period studied, as these classes took place in the 1990s, requiring the interviewees to have a good memory. The main advantage of the research is the fact that the researcher lives in France, for a period of one year, which is only possible with the support of the PrInt scholarship from CAPES. As results, we highlight the interviews already held with the filmmaker Claude Gallot, the photographer Florense Gruère and the professor at the architecture school of Grenoble, Patrice Doat. Unpublished documents were found showing two schools that Zanine created in Brazil, one of them with Darcy Ribeiro, as well as photographs and drafts of educational projects created by Zanine and the professors from Grenoble.

Palavras-chave: Arquitetura, Design, Madeira, Ensino, Zanine.,

Palavras-chave: Architecture, Design, Wood, Teaching, Zanine.,

DOI: 10.5151/5spdesign-3

Referências bibliográficas
  • [1] CEDATE; DAM. Taipa em painéis modulados. MEC — CEDATE — Centro de desenvolvimento de Apoio Técnico à Educação. Brasília, editora da Universidade Católica de Goiás, 1985. Disponível em: .
  • [2] DOAT, Patrice; SHNEEGANS, Guy. Guyane: artisanat, mobilier, habitat. Grenoble: CRATerre-eag, 1993.
  • [3] MINISTÉRIO DO INTERIOR. Dez Alternativas Tecnológicas para Habitação. Brasília, editora MINTER/ PNUD, 1989.
  • [4] SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. O Móvel Moderno no Brasil. Dissertação de mestrado FFLCH USP, São Paulo, 1985.
  • [5] SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Editora Record LTDA, 2009.
Como citar:

CARVALHO, Amanda Beatriz Palma de; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; "A prática docente de José Zanine Caldas na França", p. 3-4 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações