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A PRÁTICA DAS EXPERIÊNCIAS PARTICIPATICAS NO ENSINO DO DESIGN DE INTERIORES: UM ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO

THE PRACTICE OF PARTICIPATIVES EXPERIENCES IN THE TEACHING OF INTERIOR DESIGN: A CASE STUDY IN STATE OF PERNAMBUCO

Tavares, Ademario ; Barboza, Selma ;

Artigo Completo:

A Ergonomia é uma disciplina científica que se insere nas mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas, as profissões relacionadas com o ambiente construído e com a docência. Constituída por normas técnicas e metodologias sistemáticas, o ensino da Ergonomia aplicada ao ambiente desenvolveu um corpo teórico e epistemológico de grande importância. No entanto, o ensino da ergonomia muitas vezes negligencia a necessidade da empatia e da experiência in loco dos discentes em situações relacionadas à interação entre o humano e o ambiente. Neste sentido, torna-se fundamental para os docentes a aplicação de exercícios práticos e simulados. O objetivo destas experiências reais e participativas é proporcionar uma nova visão dos problemas que surgem no dia a dia, tornando o aluno um ser mais perceptível, compreensível e crítico das condições de acessibilidade de um ambiente. Um estudo de caso evidenciou os aspectos positivos dessas experiências.

Artigo Completo:

Ergonomics is a scientific discipline that is inserted in the most diverse areas of knowledge, among them, professions related to the built environment and teaching. Constituted by technical standards and systematic methodologies, the teaching of ergonomics applied to the environment developed a theoretical and epistemological body of great importance. However, Ergonomics teaching often neglects the need for empathy and insight from learners in situations related to the interaction between the human and the environment. In this respect, it became fundamental for teachers to apply practical and simulated exercises. The objective of these real and participative experiences is to provide a new vision of the problems that arise in the day to day, making the student more perceptible, comprehensible and critical being of the conditions of accessibility of an environment. A case study will highlight the positive aspects of these experiences.

Palavras-chave: Ergonomia; Design de interiores; Ensino,

Palavras-chave: Ergonomics; Interior Design; Teaching,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0144

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Como citar:

Tavares, Ademario; Barboza, Selma; "A PRÁTICA DAS EXPERIÊNCIAS PARTICIPATICAS NO ENSINO DO DESIGN DE INTERIORES: UM ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO", p. 1456-1465 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0144

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