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A Prática da Política Nacional de Humanização em um Hospital Público de Manaus
A Prática da Política Nacional de Humanização em um Hospital Público de Manaus
Palheta, Rosiane Pinheiro; Costa, Roberta Justina da
Resumo:
INTRODUÇÃO: o trabalho trata de uma experiência vivenciada no Hospital Adriano Jorge em Manaus cujo objetivo volta-se primeiramente para os trabalhadores de saúde. Os trabalhadores são sensibilizados através de oficinas realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização-GTH formado com o intuito de disparar a Política Nacional de Humanização e seus dispositivos. OBJETIVOS: Sensibilizar os funcionários sobre a importância da PNH; Articular, sensibilizar e envolver os gestores e profissionais de saúde nos objetivos, princípios e diretrizes da PNH e avaliar os primeiros impactos da intervenção a partir da própria fala dos profissionais treinados. MÉTODOS: a metodologia foi construída gradativamente ao longo das duas etapas, a de encontros de capacitação com profissionais que formaram o Grupo de Trabalho em Humanização e a de oficinas de sensibilização em humanização com os trabalhadores de saúde. o trabalho procurou valorizar a participação dos envolvidos através das atividades interativas, o uso de dinâmicas, relato de experiência e repasse das informações sobre a Política Nacional de Humanização. RESULTADOS: Realização de 15 oficinas com os profissionais de saúde e funcionários da FHAJ; Maior envolvimento da equipe multiprofissional; Reflexão sobre o processo de trabalho; mudanças de postura junto aos colegas e aos usuários. a importância dos encontros é evidenciada na fala dos funcionários que passam pelas oficinas: “Estou saindo daqui renovada”; “Deveria haver sempre encontros como este”; “Há muito tempo queria falar o que falei hoje”, evidenciam a importância do trabalho e do “contágio”, que tem sido desencadeado pela proposta pedagógica que parte da realidade e valoriza o conhecimento dos envolvidos no processo educativo. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos foram: a Formação do Grupo de Trabalho em Humanização; a realização de 34 oficinas com a participação de 339 servidores, abordando conteúdos e temas relacionados à PNH; e um Diagnóstico da situação. As oficinas de humanização têm sido um espaço de encontro, de produção e socialização de saberes e experiências, uma possibilidade de expor problemas e, sobretudo, alternativas de solucioná-los vindas dos trabalhadores de saúde.
INTRODUÇÃO: o trabalho trata de uma experiência vivenciada no Hospital Adriano Jorge em Manaus cujo objetivo volta-se primeiramente para os trabalhadores de saúde. Os trabalhadores são sensibilizados através de oficinas realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização-GTH formado com o intuito de disparar a Política Nacional de Humanização e seus dispositivos. OBJETIVOS: Sensibilizar os funcionários sobre a importância da PNH; Articular, sensibilizar e envolver os gestores e profissionais de saúde nos objetivos, princípios e diretrizes da PNH e avaliar os primeiros impactos da intervenção a partir da própria fala dos profissionais treinados. MÉTODOS: a metodologia foi construída gradativamente ao longo das duas etapas, a de encontros de capacitação com profissionais que formaram o Grupo de Trabalho em Humanização e a de oficinas de sensibilização em humanização com os trabalhadores de saúde. o trabalho procurou valorizar a participação dos envolvidos através das atividades interativas, o uso de dinâmicas, relato de experiência e repasse das informações sobre a Política Nacional de Humanização. RESULTADOS: Realização de 15 oficinas com os profissionais de saúde e funcionários da FHAJ; Maior envolvimento da equipe multiprofissional; Reflexão sobre o processo de trabalho; mudanças de postura junto aos colegas e aos usuários. a importância dos encontros é evidenciada na fala dos funcionários que passam pelas oficinas: “Estou saindo daqui renovada”; “Deveria haver sempre encontros como este”; “Há muito tempo queria falar o que falei hoje”, evidenciam a importância do trabalho e do “contágio”, que tem sido desencadeado pela proposta pedagógica que parte da realidade e valoriza o conhecimento dos envolvidos no processo educativo. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos foram: a Formação do Grupo de Trabalho em Humanização; a realização de 34 oficinas com a participação de 339 servidores, abordando conteúdos e temas relacionados à PNH; e um Diagnóstico da situação. As oficinas de humanização têm sido um espaço de encontro, de produção e socialização de saberes e experiências, uma possibilidade de expor problemas e, sobretudo, alternativas de solucioná-los vindas dos trabalhadores de saúde.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10388
Como citar:
Palheta, Rosiane Pinheiro; Costa, Roberta Justina da; "A Prática da Política Nacional de Humanização em um Hospital Público de Manaus", p-104-104.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10388
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TY - CONF T1 - A Prática da Política Nacional de Humanização em um Hospital Público de Manaus JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 104 EP - 104 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10388 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-prtica-da-poltica-nacional-de-humanizao-em-um-hospital-pblico-de-manaus-9524 KW - ER -
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Rosiane Pinheiro Palheta, Roberta Justina da Costa, A Prática da Política Nacional de Humanização em um Hospital Público de Manaus, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 104-104, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10388 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-prtica-da-poltica-nacional-de-humanizao-em-um-hospital-pblico-de-manaus-9524) Palavras-chave:: ;