Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A produção de confiança por meio da imagem - Design Gráfico e a percepção das Fake News

The production of trust through the image - Graphic Design and the perception of Fake news

CÂMARA, João Matheus ; NORONHA, Raquel Gomes ;

Artigo:

Tendo em vista que as redes sociais têm sido arma de influência contra a opinião pública em eventos decisivos ocorridos nos últimos anos, pesquisa-se sobre fake news, a fim de analisar imagens que reproduzem virtualmente mentiras. Para tanto, é necessário compreender este fenômeno de produção e sua reprodução, produzindo conhecimento a respeito de um tema ainda em fase de compreensão; investigar componentes das imagens que reproduzem fake news e validá-los por meio de questionário virtual. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza descritiva através de um estudo de caso acerca do episódio da facada em Jair Bolsonaro, durante as eleições brasileiras de 2018. Diante disso, verifica-se que há um padrão gráfico e elementos presentes nas peças analisadas sob ponto de vista do Design, o que indica a constatação de que há influência das fake news sobre a percepção da verdade.

Artigo:

Considering that social networks have been a weapon of influence against public opinion in decisive events that occurred in recent years, this research is about fake news, to analyze images that virtually reproduce lies. To do so, it's necessary to understand this phenomenon of production and its reproduction, producing knowledge about a subject that is still being understood; to investigate components of the images that reproduce fake news and validate them through a virtual questionnaire. It's performed, then, research of descriptive nature through a case study about the episode of the stabbing in Jair Bolsonaro, during the Brazilian elections of 2018. Given this, it's verified that there is a graphic pattern and elements present in the analyzed pieces from the Design point of view, which imposes the verification that there is an influence of fake news on the perception of truth.

Palavras-chave: Design Gráfico; Eleição Brasileira de 2018; Fake News.,

Palavras-chave: Brazilian Election 2018; Fake News; Graphic Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-9929983

Referências bibliográficas
  • [1] AFONSO, N. É falso que Jean Wyllys repassou R$ 50 mil a advogado de Adélio Bispo. Agência Lupa. Rio de Janeiro. 29 jan. 2019. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2019/01/29/verificamos-jean-wyllys-adelio/. Acesso em 21 abr. 202
  • [2] ________, N. Homem ao lado de Lula em fotografia não é irmão de Adélio Bispo. Agência Lupa. Rio de Janeiro. 9 jan. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/01/09/verificamos-lula-irmao-adelio/. Acesso em 21 jul. 2021.
  • [3] BARBIÉRI, L. F. STJ absolve desembargadora que imputou falso crime a Marielle Franco em posts. G1. Brasília, 3 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/03/03/stj-absolve-desembargadora-que-imputou-falso-crime-a-marielle-franco-em-posts.ghtml. Acesso em 27 jul. 2022.
  • [4] BROTAS, A. M. P.; et al. Discurso antivacina no youtube: a mediação de influenciadores. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.29397/reciis.v15i1.2281. Acesso em: 16. fev. 2022.
  • [5] CAVALCANTI, A. No governo da nova direita, a crise também é estética. Vice. [s.l.] 9 nov. 2018. Disponível em: https://www.vice.com/pt/article/vbamdy/no-governo-da-nova-direita-a-crise-tambem-e-estetica. Acesso em: 10 abr. 2022.
  • [6] CUNHA, A. R.; LIBÓRIO, B. Notícias falsas foram compartilhadas ao menos 3,84 milhões de vezes durante as eleições. Aos Fatos. [s.l.] 31 out. 2018. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/noticias-falsas-foram-compartilhadas-ao-menos-384-milhoes-vezes-durante-eleicoes/. Acesso em 10 abr. 2022.
  • [7] D'AGOSTINO, R. Bolsonaro-Mourão: TSE rejeita cassar chapa, mas diz que disparo em massa será 'abuso' em 2022. G1. Brasília, 28 out. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/10/28/tse-julgamento-cassacao-chapa-bolsonaro-mourao.ghtml. Acesso em 10 abr. 2022.
  • [8] D'ANCONA, Matthew. Pós-Verdade: A Nova Guerra Contra Os Fatos Em Tempos de Fake news. 1. ed. Barueri: Faro Editorial, 201 142 p.
  • [9] DUARTE, S. V.; FURTADO, M. S. V. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Sociais Aplicadas. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 248 p.
  • [10] DÚVIDA. Direção: John Patrick Shanley. Produção: Mark Roybal e Scott Rudin. Estados Unidos: Miramax Films, 2008.
  • [11] FRASCARA, J. Diseno Grafico Para La Gente: Comunicacion De Masa Y Cambio Social. 1. ed. Buenos Aires: Infinito, 2015. E-book.
  • [12] FREITAS, W. PF investiga as ligações que ela fez para o bispo que deu a facada no Bolsonaro (adaptado). [s.l.] 28 nov. 2018. Twitter: @WilmaFreitas5. Disponível em: https://twitter.com/WilmaFreitas5/status/1067791684682035200. Acesso em 29 set. 2020.
  • [13] GUESS, A. et al. Selective Exposure to Misinformation: Evidence from the consumption of fake news during the 2016 U.S. presidential campaign, January 9. 2018. Disponível em: http://www.dartmouth.edu/~nyhan/fake-news-2016.pdf. Acesso em: 08. nov. 2021.
  • [14] HELLER, S.; VIENNE, V. Citizen Designer. Nova York: Allworth Press, 2013.
  • [15] KAKUTANI, M. A morte da verdade: Notas sobre a mentira na era Trump. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018. 272 p. Tradução de: André Czarnobai e Marcela Duarte.
  • [16] INCT EM DEMOCRACIA DIGITAL. O que são Fake news? INCT em Democracia Digital, 2020. 1 vídeo (38:45 min). Disponível em: https://youtu.be/8tvJ4cMtYXY. Acesso em: 5 mar. 2021.
  • [17] ISTOÉRONDÔNIA. Mourão sobre ataque contra Bolsonaro. [s.l.] 8 set. 2018. Twitter: @istoerondonia. Disponível em: https://twitter.com/istoerondonia/status/1037852134778265600. Acesso em: 29 set. 2020.
  • [18] MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 358 p.
  • [19] MANZINI, E. Design: quando todos fazem design. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017. 234 p.
  • [20] MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 
  • [21] MELLO, P. A Máquina do Ódio - Notas de uma repórter sobre Fake news e violência digital. [s.l.]: Companhia das Letras, 2020.
  • [22] _______, P. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp. Folha de S.Paulo. São Paulo, 18 out. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml. Acesso em 27 jul. 20
  • [23] MENEZES, L. F. É montagem foto de Manuela D’Ávila vestindo camiseta com dizeres ‘Jesus é travesti’. Aos Fatos. [s.l.] 20 set. 2020. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/e-montagem-foto-de-manuela-davila-vestindo-camiseta-com-dizeres-jesus-e-travesti/. Acesso em 27 jul. 2022.
  • [24] _________, L. F. Homem que agrediu Bolsonaro não é assessor na campanha de Dilma ao Senado. Aos Fatos. [s.l.] 7 set. 2018. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/homem-que-agrediu-bolsonaro-nao-e-assessor-na-campanha-de-dilma-ao-senado/. Acesso em 10 ago. 2021.
  • [25] MUNARI, B. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • [26] LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos Fundamentos do Design. Tradução: Cristian Borges. 1. ed. São Paulo: Cosac Naif, 2008.
  • [27] OXFORD LANGUAGES. Word of the Year 2016. Oxford Languages, 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 08. nov. 2021.
  • [28] PROF SERGIO. A moda agora é dar aquela fakeada. [s.l.] 9 set. 2018. Twitter: @ProfSergioFS. Disponível em: https://twitter.com/ProfSergioFS/status/1038770464762544133. Acesso em 29 set. 2020.
  • [29] REILLY, I. F for Fake: Propaganda! Hoaxing! Hacking! Partisanship! And activism! in the Fake news ecology. The Journal of American Culture, v. 0, n. 0, 2018, p. 1-14.
  • [30] SALDANHA, R. Não nos pararão! [s.l.] 6 set. 2018. Twitter @Salguades. Disponível em: https://twitter.com/Salguedes/status/1037852739127205891. Acesso em: 29 set. 2020.
  • [31] SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
  • [32] SANDRACANTII. Ainda quero ver essa farsa desvendada. [s.l.] 8 nov. 2018. Twitter: @sandracantii. Disponível em: https://twitter.com/sandracantii/status/1060525038116450304/photo/1. Acesso em: 29 set. 2020.
  • [33] SEGABINAZZI, T. Facada news: percorrendo a pós-verdade, a desordem informativa e as notícias falsas no twitter sobre a facada em Bolsonaro. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Unisinos, São Leopoldo, 2020. 
  • [34] SENADO FEDERAL. Agência Senado.  Brasília - DF: Senado, 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado. Acesso em 25 mar. 2022.
  • [35] SILVERMAN, C. This Analysis Shows how Fake Election News Stories Outperformed Real News on Facebook. BuzzFeed News. Canadá, 16. nov. 2016. Disponível em: . Acesso em 05. abr. 2022.
  • [36] SOUZA, J. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.
  • [37] STRONGREN, F. F. Fake News: um conceito indefinido. In Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, v. 7 n. 2, set. 2019. Acesso em: 8  mar.  2021.
  • [38] THE COLLINS word of the year 2017 is… Collins Dictionary, 2017. Acesso em: 15 out. 2017.
  • [39] VENTURINI, L. Caso Marielle: o que pode acontecer com quem divulga notícias falsas. Nexo Jornal. 3 mar. 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/19/Caso-Marielle-o-que-pode-acontecer-com-quem-divulga-not%C3%ADcias-falsas. Acesso em 9 abr. 2020.
  • [40] WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
Como citar:

CÂMARA, João Matheus; NORONHA, Raquel Gomes; "A produção de confiança por meio da imagem - Design Gráfico e a percepção das Fake News", p. 4643-4670 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9929983

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações