outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A presença do improviso na prática da docência

Escobar, Bolívar Teston; Sanches, Emilia Christie Picelli;

Artigo Completo:

Esteartigo se propõe a discutir sobre a prática do improviso e suas manifestaçõesna docência, em especial na área do ensino superior em design. Primeiramente éapresentado o conceito de ensino tradicional e seu posicionamento perante aprática do improviso. Em sequência, visões contemporâneas inclusivas aoimproviso são descritas em contraponto, para então serem apresentados algunsdepoimentos de professores de cursos superiores de design sobre a prática. Porfim, nas considerações finais, são apresentados desdobramentos possíveis a essadiscussão.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Improviso, Ensino, Design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sed2016-002

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, R. O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha. Tese (Livre-docência em Filosofia da Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015
  • [2] ALMEIDA, R. Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha. Educação e Pesquisa (PPGE-USP), v. 39, n. 4, out./dez. 2013, p. 1001-1016.
  • [3] COLLI, G. O nascimento da filosofia. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. CUNHA M. P.; NEVES, P.; CLEGG, S. R.; REGO, A. Tales of the unexpected: discussing improvisational learning. SAGE Management Learning, v. 46, n.5, p. 1-19, nov./2015.
  • [4] MICHAELIS. Definição de improviso. Editora Melhoramentos, 2016. Disponível em: .
  • [5] NUNES, C. M. F. O saber da experiência de professores de séries iniciais: condições de produção e formas de manifestação. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.
  • [6] RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v.4, n.3, pub. 5, jul./2011.
  • [7] SAWYER, R. K. Creative teaching: collaborative discussion as disciplined improvisation. SAGE Educational Researcher, v. 33, n.2, p.12-20, mar./2004.
Como citar:

Escobar, Bolívar Teston; Sanches, Emilia Christie Picelli; "A presença do improviso na prática da docência", p. 7-14 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sed2016-002

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações