Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A potencialidade do uso do Pensamento de Design no Ensino de Ciências

Lopes, Francisco George de Sousa ; Silva, Tiago Barros Pontes e ;

Artigo completo:

Vivemosnuma época de intensas transformações nas relações interpessoais e na formacomo nos estabelecemos no mundo, lidando com enormes fluxos de informação e como surgimento de espaços alternativos, abstratos e imateriais, cada vez maisnumerosos. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a identificar os desafiosque são colocados às relações de ensino-aprendizagem contemporâneas e osimpactos dessas transformações no ensino de ciências, sugerindo o pensamento dedesign como uma ferramenta capaz de lidar com esses desafios, propondo soluçõesrelevantes e atuais. Para isso, definimos o pensamento de design como umasíntese de certas áreas do campo do design, com características que julgamosimprescindíveis para a concepção e/ou desenvolvimento de qualquer ferramenta ouobjeto de aprendizagem que se queira atual. Esperamos que a articulaçãoproposta possa auxiliar na inserção do design no campo da educação, não de maneirasuperficial ou inerte, mas atuando no cerne das dificuldades e anseiosencontrados no ensino, em especial, o de ciências.

Artigo completo:

Palavras-chave: Pensamento de design, ensino de ciências, complexidade, cibercultura, objeto de aprendizagem,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-052

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. 201 Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher. CARDOSO, Rafael. 201 Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify. FILATRO, Andrea. 2010. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac.
Como citar:

Lopes, Francisco George de Sousa; Silva, Tiago Barros Pontes e; "A potencialidade do uso do Pensamento de Design no Ensino de Ciências", p. 552-559 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-052

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações