Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Perspectiva de Varejo Sobre a Gestão de Designe do Visual Merchandising

The Retail Perspective on Design Management and Visual Merchandising

Abreu, Leiliane Maria de Oliveira;

Artigo completo:

Este artigo aborda as relações estabelecidas pelos consumidores em lojas de móveis e artigos dedecoração, avaliando o impacto do uso estratégico da gestão de design, visual merchandising emarketing sensorial nos ambientes. Foram analisados os fatores que geram uma convergência entreesses recursos e o impacto disso na escolha e na coexistência do consumo online versus offline,relacionando os fatores que levariam os clientes aos pontos de venda. O método utilizado foi apesquisa qualitativa com abordagem de investigação descritiva, com aplicação de uma entrevistasemiaberta, analisando à experiência dos consumidores sobre a influência do design e visualmerchandising que tiv

Artigo completo:

This article addresses the relationships established by consumers in furniture stores anddecorative items, evaluating the result of the strategic use of design management, visualmerchandising and sensory marketing in environments. The factors that generate a convergencebetween these resources and the impact of this on the choice and coexistence of online versus offlineconsumption were analyzed, analyzing the factors that would lead customers to points of sale. Themethod used was qualitative research with a descriptive investigation approach, with the applicationof a semi-open interview, questioning the experience of consumers about the influence of design andvisual merchandising that had a significant influence on the formation of brand value judgment anddecision of purchase.

Palavras-chave: Gestão de design; Visual merchandising; Varejo; Design,

Palavras-chave: The Retail Perspective on Design Management and Visual Merchandising,

DOI: 10.5151/cid2020-12

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Walter. Visual Merchandising. São Paulo: Independente, 2018
  • [2] BAILEY, Sarah; BAKER, Jonathan. Moda e Visual Merchandising. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
  • [3] BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão de Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [4] BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [5] BREZZO, Roberto; COBRA, Marcos. O Novo Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [6] DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e Técnica de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 200
  • [7] EBSTER,Claus; GARAUS, Marion; MALHOTRA, Naresh. Design de loja e Merchandising Visual: Criando um ambiente que convida a comprar. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • [8] GALLAGHER, Winifred. Buscando um Lugar para ser feliz. São Paulo: Best Seller,1993.
  • [9] GENESINI, Letícia. Espaços Interativos: O design de experiência em marcas e concept stores. São Paulo: nVersos,2014.
  • [10] GURGEL, Miriam .Projetando Espaços: Design de Interiores. São Paulo:Senac,2007.
  • [11] KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan Setiawan, Iwan. Marketing 4.0. 2017. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
  • [12] LINDSTROM, Martin. Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [13] MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [14] NEVES, José Luiz. Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possibilidades . Cadernos de Pesquisa em Administração. São Paulo: FGV, 1993.
  • [15] SCHMITT, Bernd H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2002.
  • [16] VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.
  • [17] Visual Merchandising. SEBRAE, 20 Disponível em: https://cutt.ly/ShVEgRl . Acesso 12/10/2018.
  • [18] ZORRILLA, P. Nuevas tendencias en merchandising: generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Madri: Pirámide, 2002.
Como citar:

Abreu, Leiliane Maria de Oliveira; "A Perspectiva de Varejo Sobre a Gestão de Designe do Visual Merchandising", p. 143-152 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações