Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A percepção tátil de variáveis gráficas no reconhecimento de objetos tridimensionais para cegos congênitos

Tactile perception of graphic variables in recognition of three-dimensional objects for the congenitally blind

Silva, Fernanda Cristine Poletto da ; Ulbricht, Vânia Ribas Ulbricht ; Padovani, Stephania ;

Artigo Completo:

Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por cegos congênitos (pessoas que nasceram cegas) excluidas na educação brasileira devido à sua condição. A carência de políticas públicas voltadas à educação dificulta sua ascensão ao mercado de trabalho e o contato entre cegos e videntes. Para conter esse problema, o referente artigo faz uma abordagem teórica sobre a percepção tátil do cego congênito, através das sensações sinestésicas ou propriedades multisensoriais (superfície e geométricas). Além disso, as variáveis gráficas (orientação da linha, união de pontos, exploração da forma e elevação da textura) auxiliam na construção de códigos táteis para o reconhecimento de objetos tridimensionais. Os resultados apontaram a inserção das variáveis gráficas associadas às propriedades da percepção tátil (temperatura, dureza, textura, rugosidade, forma, tamanho, peso, volume e densidade) como elementos que facilitam a apreensão e identificação imediata da informação em um dado objeto. Por fim, conclui-se que a atuação do design torna-se pertinente na seleção de variáveis gráficas, pois auxiliam na exploração tátil (códigos) de cegos congênitos na tentativa de traduzir de forma efetiva a informação contida em objetos tridimensionais.

Artigo Completo:

According to 2010 Census data, released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) in Brazil, 23.9% of the population has special educational needs (PNEEs), of which 75% consists of congenitally blind people (people born blind) Exclusive in Brazilian education because of their condition. The lack of public policies on education makes it difficult to rise to the labor market and the contact between blind and sighted. To counter this problem, the referring article is a theoretical approach to the tactile perception of the congenitally blind, through kinesthetic sensations or multi-sensory properties (surface and geometric). Moreover, the graphic variables (the line direction, connection points, operation of shape and texture elevation) aid in tactile building codes for recognizing three-dimensional objects. The results showed the insertion of graphic variables associated with the properties of tactile perception (temperature, hardness, texture, roughness, shape, size, weight, volume and density) as elements that facilitate the arrest and immediate identification information on a given object. Finally, it is concluded that the design of performance becomes relevant in the selection of graphic variables, for aid in tactile exploration (codes) of congenitally blind in trying to effectively translate the information into three-dimensional objects.

Palavras-chave: cegos congênitos, percepção tátil, variáveis gráficas, objetos tridimensionais,

Palavras-chave: congenital blind, tactile perception, graphic variables, three-dimensional,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_204

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, N. 2007.Dicionário de Filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes.
  • [2] BRASIL. 2006. Ministério da Educação e do Desporto. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial (SEESP) MEC/SEESP. Home:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdfAndgt; 22/08/2013.
  • [3] DAMÁSIO, A. 2005. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
  • [4] FAÉ, M. 2009. Conteúdo para os alunos cegos.Home: Andlt;http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20%2849%29.pdfAndgt; 31/07/201
  • [5] GIL, A.C. 2011. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
  • [6] GOODWIN, A. W., MACEFIELD, V. G., Andamp; BISLEY, J. W. 1997. Encoding of object curvature by tactile afferents from human fingers. Journal of Neurophysiology,78, 2881-2888.
  • [7] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Home:http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicaoAndgt;22/08/2014.
  • [8] KAPPERS, A. M. L. 2007. Haptic spatial processing: Allocentric and egocentric reference frames. Canadian Journal of Experimental Psychology,61, 208-21
  • [9] KLATZKY, R. L. 1998. Allocentric and egocentric spatial representations: Definitions, distinctions, and interconnections. In C. Freksa,
  • [10] KLATZKY, R. L., Andamp; LEDERMAN, S. J. 2009. Object recognition by touch. In J. J. Rieser, D. Ashmead, F. Ebner, Andamp; A. Corn (Eds.), Blindness and brain plasticity in navigation and object perception(pp. 185-207).Mahwah, NJ: Erlbaum.
  • [11] LACEY, S., CAMPBELL, C., Andamp; SATHIAN, K. 2007.Vision and touch: Multiple or multisensory representations of objects? Perception, 36,1513-1521.
  • [12] LEDERMAN, S. J., Andamp; KLATZKY, R. L. 2009. Human haptics. In L. R. Squire (Ed. in Chief ), Encyclopedia of neuroscience(Vol. 5, pp. 11-18). San Diego: Academic Press.
  • [13] LOCH, Ruth E. N. 2008. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia.Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 – 58
  • [14] MASON, PEGGY 2011. Medical Neurobiology. Oxford University Press; 1 edition, 1471-1488.
  • [15] MILLER, J. C. 2008. Retention of high tactile acuity throughout the life span in blindness. Perception Andamp; Psychophysics, 70, 1471-1488.
  • [16] SANDERS, A. F. J., Andamp; KAPPERS, A. M. L. 2008. Curvature affects haptic length perception. Acta Psychologica,129, 340-351.
  • [17] SATHIAN, K. (2003). Neural networks active during tactile form perception: Common and differential activity microspatial tasks. International Journal of Psychophysiology,50, 41-49.
  • [18] SOLER. M.A 1999.Didática multissensorial de las ciencias: método para alumnos ciegos, deficientes visuales, y sin problemas de visión. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.
  • [19] TAYLOR, J. L. 2009. Proprioception. In L. R. Squire (Ed.), Encyclopedia of neuroscience (Vol. 7, pp. 1143-1149). Oxford: Academic Press.
  • [20] TREISMAN, A. M., Andamp; Gelade, G. 2004. A feature-integration theory of attention. Cognitive Psychology,12, 97-136.
Como citar:

Silva, Fernanda Cristine Poletto da; Ulbricht, Vânia Ribas Ulbricht; Padovani, Stephania; "A percepção tátil de variáveis gráficas no reconhecimento de objetos tridimensionais para cegos congênitos", p. 410-423 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_204

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações