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A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA
A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA
RUBBO, Gabriella Fraletti de Souza; PICANÇO, Deise Cristina de Lima
Artigo Completo:
As discussões mais recentes sobre a maneira como os sujeitos concebem o ensino de línguas estrangeiras para crianças demonstram a importância que esta disciplina adquiriu nos últimos anos. Nos discursos veiculados socialmente acerca da aprendizagem de outras línguas na escola, sobressaem-se, contudo, enunciados que assimilam o papel da criança às necessidades e objetivos típicos do universo adulto, deixando de lado todo o aspecto formativo que este aprendizado pode proporcionar. Mas e as crianças, o que têm elas a dizer sobre esta disciplina? Na busca por pistas de reflexão para responder a esta questão, este trabalho apresenta uma análise do discurso infantil sobre o aprendizado de línguas estrangeiras com base nos enunciados de aproximadamente 80 crianças, na faixa etária de 8 a 9 anos, matriculadas em quatro escolas do município de Curitiba que ofertam aulas dos idiomas inglês, francês, alemão ou espanhol. Foi possível constatar, a partir do diálogo com as crianças em rodas de conversa, que elas têm muito a dizer a respeito do tema que lhes foi proposto. A fundamentação da análise enunciativa na teoria do Círculo de Bakhtin permitiu perceber que as concepções infantis sobre o aprendizado de línguas estrangeiras parecem estar bastante marcadas pela presença de uma palavra autoritária que as faz com frequência reiterar ideias relacionadas à função meramente utilitária do aprendizado desta disciplina. No entanto, conforme o diálogo se desenvolve, as crianças começam progressivamente a relatar experiências individuais em relação às línguas estrangeiras e, então, algumas de suas palavras passam a demonstrar um reconhecimento do valor deste aprendizado para aspectos mais amplos de sua formação. Assim, o intuito deste trabalho é de contribuir para uma revisão das metodologias e dos materiais produzidos para o ensino desta disciplina, bem como subsidiar uma reflexão acerca das políticas públicas brasileiras neste âmbito.
As discussões mais recentes sobre a maneira como os sujeitos concebem o ensino de línguas estrangeiras para crianças demonstram a importância que esta disciplina adquiriu nos últimos anos. Nos discursos veiculados socialmente acerca da aprendizagem de outras línguas na escola, sobressaem-se, contudo, enunciados que assimilam o papel da criança às necessidades e objetivos típicos do universo adulto, deixando de lado todo o aspecto formativo que este aprendizado pode proporcionar. Mas e as crianças, o que têm elas a dizer sobre esta disciplina? Na busca por pistas de reflexão para responder a esta questão, este trabalho apresenta uma análise do discurso infantil sobre o aprendizado de línguas estrangeiras com base nos enunciados de aproximadamente 80 crianças, na faixa etária de 8 a 9 anos, matriculadas em quatro escolas do município de Curitiba que ofertam aulas dos idiomas inglês, francês, alemão ou espanhol. Foi possível constatar, a partir do diálogo com as crianças em rodas de conversa, que elas têm muito a dizer a respeito do tema que lhes foi proposto. A fundamentação da análise enunciativa na teoria do Círculo de Bakhtin permitiu perceber que as concepções infantis sobre o aprendizado de línguas estrangeiras parecem estar bastante marcadas pela presença de uma palavra autoritária que as faz com frequência reiterar ideias relacionadas à função meramente utilitária do aprendizado desta disciplina. No entanto, conforme o diálogo se desenvolve, as crianças começam progressivamente a relatar experiências individuais em relação às línguas estrangeiras e, então, algumas de suas palavras passam a demonstrar um reconhecimento do valor deste aprendizado para aspectos mais amplos de sua formação. Assim, o intuito deste trabalho é de contribuir para uma revisão das metodologias e dos materiais produzidos para o ensino desta disciplina, bem como subsidiar uma reflexão acerca das políticas públicas brasileiras neste âmbito.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-026
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
RUBBO, Gabriella Fraletti de Souza; PICANÇO, Deise Cristina de Lima; "A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA", p-317-329.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-026
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Gabriella Fraletti de Souza RUBBO, Deise Cristina de Lima PICANÇO, A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 317-329, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-026 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-percepo-infantil-sobre-o-aprendizado-de-lnguas-estrangeiras-na-escola-uma-anlise-enunciativa-25485) Palavras-chave:: ;