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A percepção de risco em rótulos de embalagens de produtos saneantes: o caso de profissionais de serviços gerais de uma universidade

The perception of risk in packaging of sanitizing products: the case of general service professionals in a university

Ribeiro, Ana Carolina Nascimento; Diniz, Raimundo Lopes; Fernandes, Fabiane Rodrigues;

Artigo completo:

Os produtos saneantes são fundamentais para a higienização de ambientes e objetos. Esses produtos são identificados por rótulos que visam atrair a atenção do consumidor, às vezes de forma inadequada, colocando em risco a saúde do usuário. Desta forma, o presente artigo propõe analisar os aspectos informacionais em rótulos de embalagens de produtos saneantes, manipulados por funcionários de serviços gerais em uma universidade, além de verificar aspectos inerentes à percepção de risco dos mesmos. O estudo foi realizado por meio de requisitos da Ergonomia Informacional, Resolução n° 59 de 2010 da Anvisa e pela NBR 14725-3, afim de identificar as dificuldades dos usuários, na leitura dos rótulos das embalagens. Foram analisados os aspectos informacionais dos rótulos, como texto e pictogramas, observando se estes encontram-se em conformidade ou não, com os requisitos citados acima. Através da elaboração de questionário, pode-se conhecer o perfil do usuário, e fazer um levantamento de dados com relação à percepção de risco dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Os resultados revelaram que os aspectos linguísticos como legibilidade e símbolos, quando presentes na estrutura do texto de forma inadequada, podem prejudicar a compreensão da mensagem pelo usuário, interferindo na percepção do risco, durante a manipulação da embalagem

Artigo completo:

Sanitizing products are essential for the hygiene of environments and objects. These products are identified by labels that aim to attract consumer attention, sometimes inappropriately, putting the health of the user at risk. Thus, this paper proposes to analyze the informational aspects on packaging labels of sanitizing products, handled by general service employees in a university, as well as to verify aspects inherent to their perception of risk. The study was carried out using Information Ergonomics requirements, Anvisa Resolution n. 59 of 2010 and NBR 14725-3, in order to identify the users' difficulties in reading the packaging labels. The informational aspects of the labels, such as text and pictograms, were analyzed, observing whether or not they comply with the requirements mentioned above. Through the elaboration of a questionnaire, one can know the profile of the user, and make a survey of data regarding the perception of risk of employees in their work environment. The results revealed that linguistic aspects such as legibility and symbols, when present in the structure of the text in an inadequate way, can hinder the user's understanding of the message, interfering in the perception of risk, during the manipulation of the packaging

Palavras-chave: ergonomia informacional, rótulos, percepção de risco, compreensibilidade, produtos saneantes,

Palavras-chave: Informational ergonomics, labels, perception of risk, comprehensibility, sanitizing products,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0315

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Como citar:

Ribeiro, Ana Carolina Nascimento; Diniz, Raimundo Lopes; Fernandes, Fabiane Rodrigues; "A percepção de risco em rótulos de embalagens de produtos saneantes: o caso de profissionais de serviços gerais de uma universidade", p. 1891-1902 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0315

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