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A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design

Freire's critical pedagogy as a pedagogical strategy in extensionist actions in design

COUTINHO, André da Silva ; NECYK, Barbara ;

Artigo:

Este artigo trata de achados da pesquisa de mestrado “O círculo de cultura como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design” em fase inicial, a qual se debruça sobre a utilização de estratégias pedagógicas baseadas na pedagogia crítica de Paulo Freire e sua potencialidade no campo do design, em especial, em ações extensionistas. A proposta desta investigação nasce da iniciativa de se estabelecer pontos de contatos entre a abordagem pedagógica da educação crítica em Freire em ações extensionistas encaminhadas pelo projeto Pé na Rua: design, cultura e sociedade, Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), UERJ.

Artigo:

This article deals with findings from the master's research "The circle of culture as a pedagogical strategy on extensionist actions in design" in its initial phase, which focuses on the use of pedagogical strategies based on Paulo Freire's critical pedagogy and its potential in the field of design, especially in extension actions. The proposal of this investigation is born from the initiative of establishing points of contact between the pedagogical approach of critical education in Freire and extension actions carried out by the Pé na Rua project: design, culture and society, Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), UERJ.

Palavras-chave: Extensão; Estratégia pedagógica; Pedagogia crítica.,

Palavras-chave: Extension.; Pedagogical strategy; Critical pedagogy.,

DOI: 10.5151/ped2022-3449769

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Como citar:

COUTINHO, André da Silva; NECYK, Barbara; "A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design", p. 2946-2962 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3449769

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