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A participação de pessoas com deficiência visual no projeto de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3D

A participação de pessoas com deficiência visual no projeto de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3D

KAUFFMANN, Aline Reis; SILVA, Fabio Pinto da; MONT'ALVÃO, Claudia Renata;

Artigo:

As tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que possibilitam e ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo consiste em discutir a importância da inclusão dos usuários com deficiência visual no projeto desses recursos. Para isso, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu, as possibilidades de aplicação das tecnologias 3D nesse âmbito e projetos elaborados com a participação de pessoas com deficiência visual. A inclusão das pessoas com deficiência visual nas equipes de projeto adiciona contribuições e recomendações não centralizadas na cultura visual. Os aprimoramentos resultantes dessa inclusão mostram grande potencial de aplicabilidade e devem envolver decisões desde as escalas para reprodução dos modelos até a seleção das técnicas de impressão e dos materiais. Porém, a ampliação dessa inclusão requer o desenvolvimento de ferramentas, métodos e treinamentos inclusivos.

Artigo:

As tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que possibilitam e ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo consiste em discutir a importância da inclusão dos usuários com deficiência visual no projeto desses recursos. Para isso, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu, as possibilidades de aplicação das tecnologias 3D nesse âmbito e projetos elaborados com a participação de pessoas com deficiência visual. A inclusão das pessoas com deficiência visual nas equipes de projeto adiciona contribuições e recomendações não centralizadas na cultura visual. Os aprimoramentos resultantes dessa inclusão mostram grande potencial de aplicabilidade e devem envolver decisões desde as escalas para reprodução dos modelos até a seleção das técnicas de impressão e dos materiais. Porém, a ampliação dessa inclusão requer o desenvolvimento de ferramentas, métodos e treinamentos inclusivos.

Palavras-chave: deficiência visual; impressão 3D; co-design; inclusão; museu,

Palavras-chave: deficiência visual; impressão 3D; co-design; inclusão; museu,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-13

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

KAUFFMANN, Aline Reis; SILVA, Fabio Pinto da; MONT'ALVÃO, Claudia Renata; "A participação de pessoas com deficiência visual no projeto de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3D", p. 197-211 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-13

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