Artigo - Open Access.

Idioma principal

A NARRATIVA DO XADREZ: UM PROJETO DE JOGO IMERSIVO NARRATIVAMENTE

Monteiro, Vinícius Hengles ; Ranoya, Guilherme ;

Artigo:

Este artigo discute o descolamento da narrativa do xadrez desde algumas histórias que cercam sua origem até se tornar o que conhecemos hoje, um jogo marcado por um conjunto de regras organizado por alguns nomes de uma sociedade medieval clássica. A partir dessas reflexões, propõe um projeto de uma variação do xadrez com base nos conceitos em oposição de imersão estratégica e imersão narrativa, buscando identificar no estilo de jogo Role Playing Game (RPG) as ferramentas necessárias para estimular a narrativa participativa. O projeto trata em especial das mudanças quanto à forma do tabuleiro, da inserção de um novo personagem, o herói, e das cartas de evento.

Artigo:

This article is about chess, but mainly the way that it loses its narrative aesthetics over time. Nowadays, the game seems to be just an arrangement of rigid rules organized by some names of a classical medieval society (king, queen, bishops and on). These initial thoughts lead it to project a new version of chess based on opposite concepts such as strategic immersion and narrative immersion. It tries to identify the essential tools in Role Playing Game (RPG) to stimulate participative narratives. The project of the game deals with board shape changes, with a new character added as a hero and the event cards.

Palavras-chave: Design, Jogo, Xadrez, RPG, Design, Game, Chess, RPG,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00890

Referências bibliográficas
  • [1] ADAMS, Ernest. Postmodernism and the three types of immersion. Gamasutra, 9 July 2004. Disponível na internet por http em: Andlt;http://designersnotebook.com/Columns/063_Postmodernism/063_ postmodernism.htmAndgt;. Acesso em 26 maio 2013.
  • [2] CUPERTINO, Edson Ribeiro. Vamos jogar RPG? Diálogos com a literatura, o leitor e a autoria. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
  • [3] DORMANS, Joris. On the role of the die: a brief ludologic study of pen‐and‐paper roleplaying games and their rules. Game Studies, v. 6, n. 1, Dec. 2006. Disponível na internet por http em: Andlt;http://gamestudies.org/0601/articles/dormansAndgt;. Acesso em 26 maio 201
  • [4] FORBES, Duncan. The history of chess: from the time of the early invention of the game in India till the period of its establishment in western and central europe. Cambridge: Harvard University, 1860.
  • [5] HUNICKE, Robin; LEBLANC, Marc; ZUBEK, Robert. MDA: a formal approach to game design and game research. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.cs.northwestern.edu/~hunicke/MDA.pdfAndgt;. Acesso em 26 maio 2013.
  • [6] MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck – O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 2003.
  • [7] NIFTY 50! Kasparov wins in exactly 50 moves. The official website of Garry Kasparov, 13 Apr. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.kasparov.com/nifty‐ 50‐kasparov‐wins‐in‐exactly‐50‐moves/Andgt;. Acesso em 26 maio 2013.
  • [8] PRITCHARD, David B. The classified encyclopedia of chess variants. Surrey, UK: Games and Puzzles Publications, 1994.
  • [9] SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of play: game design fundamentals. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2004.
  • [10] STRAMP, Jimmy. How the chess set got its look and feel. Smithsonian.com, 3 Apr. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://blogs.smithsonianmag.com/design/2013/04/how‐the‐chess‐set‐got‐its‐look‐ and‐feel/Andgt;. Acesso em 26 maio 2013.
  • [11] ZIMMERMAN, Eric. Narrative, interactivity, play and games: four naughty concepts in need of discipline. Eric Zimmerman, 2004. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.ericzimmerman.com/texts/Four_Concepts.htmlAndgt;. Acesso em 26 maio 2013.
Como citar:

Monteiro, Vinícius Hengles; Ranoya, Guilherme; "A NARRATIVA DO XADREZ: UM PROJETO DE JOGO IMERSIVO NARRATIVAMENTE", p. 1236-1245 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00890

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações